3J: Terceiro ato da campanha Fora Bolsonaro, neste sábado (3), a partir das 10h

Já são 261 cidades com manifestações confirmadas, no Brasil e no exterior. A mobilização, marcada originalmente para o final do mês, foi antecipada devido às denúncias de corrupção na compra de vacinas.

Fonte: Brasil de Fato

O terceiro ato nacional da campanha “Fora, Bolsonaro”, marcado para este sábado (3) já foi confirmado em 261 cidades do Brasil e no exterior, segundo levantamento da Central de Mídia das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que estão à frente da mobilização. Além de pedir a saída do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a população vai voltar às ruas com as palavras de ordem “vacina no braço” e “comida no prato”.

Na cidade do Rio de Janeiro, o ato se concentra às 10h do Monumento a Zumbi dos Palmares, na avenida Presidente Vargas, devendo chegar à Cinelândia às 13h.

Os protestos serão uma sequência aos de 29 de maio e 19 de junho, que demonstraram a enorme insatisfação popular com o governo federal. As manifestações haviam sido convocadas para o dia 23 de julho, mas o desgaste de Bolsonaro provocado por denúncias de corrupção e propina na compra de vacinas antecipou a mobilização.

As manifestações devem acontecer apenas em locais abertos e bem ventilados, sem aglomeração, segundo orientação dos organizadores. Mesmo ao ar livre, deve ser mantido o distanciamento de dois metros e o uso de máscaras.

Com quase 520 mil mortes por covid-19 em território nacional, os protestos mantêm as reivindicações de maior investimento no SUS, garantia de leitos e insumos, aceleração da vacinação, auxílio emergencial de R$ 600,00, políticas para manutenção de salários e apoio a pequenas e médias empresas. Todas as bandeiras estão sintetizadas na palavra de ordem “Fora, Bolsonaro”.

O mandatário viu o cerco se fechar ainda mais na quarta-feira (30), quando deputados, líderes de partidos políticos e integrantes de movimentos e organizações sociais protocolaram um “superpedido” de impeachment na Câmara dos Deputados. Diversas correntes e partidos se uniram no documento que agrega 23 tipos penais que teriam sido cometidos pelo presidente.

> Recomedações de segurança sanitária

A Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares (RNMMP) recomenda o uso de máscara PFF2/N95, bem ajustada no rosto, cobrindo nariz e boca, sem vazamentos. Uma alternativa, para quem não tem máscara desse modelo, é usar uma máscara cirúrgica simples, coberta por uma máscara de pano. Nesse sentido, a Rede sugere que os próprios organizadores disponibilizem máscaras adequadas para manifestantes que não as possuem. Por fim, o guia de segurança sanitária chama atenção para o deslocamento até o local do ato. A preferência é por transportes bem ventilados e o uso da máscara é indispensável no trajeto. Como em qualquer ocasião durante a pandemia, não deve haver beijos e abraços. Objetos pessoais, alimentos e bebidas não devem ser compartilhados.

> Outros atos programados para o estado do Rio de Janeiro

Angra dos Reis – Praça do Papão | 10h
Barra Mansa – Praça da Matriz | 11h
Cachoeiras de Macacu – Praça Duque de Caxias | 9h30