Foto: Mídia Ninja |
Com o objetivo de fortalecer o debate no campo da esquerda e discutir um modelo de cidade, os três pré-candidatos da esquerda à Prefeitura do Rio de Janeiro, Jandira Feghali (PCdoB), Marcelo Freixo (PSol) e Alessandro Molon (Rede), se reuniram, na manhã do dia 03 de junho, com os movimentos sociais e populares. Os pré-candidatos destacaram a importância de impedir o avanço das forças conservadoras e fortalecer uma candidatura de esquerda no segundo turno.
Os participantes do encontro afirmaram a importância da cultura do encontro na esquerda, realizando um compromisso de um debate contínuo.
“Reafirmamos nossa unidade contra o golpe, a importância da construção e da manutenção do diálogo e a centralização de forças para impedir o avanço do conservadorismo”, afirmou Jandira Feghali (PcdoB-RJ).
Para Molon, “está claro que essas forças precisam conversar com a cidade e que precisamos conversar com outras forças políticas para ampliar este debate”, defendeu. “é preciso que essas conversas envolvam outras forças progressistas e também com as pessoas que não se identificam com nenhum viés político e buscar a cidadania do carioca para discutir um futuro melhor para o Rio de Janeiro”.
“Momentos como esse criam uma cultura do encontro, um debate permanente sobre a cidade para derrotar as forças conservadoras que essa cidade não merece. E não é só o PSDB. Falamos também do conservadorismo das demais pré-candidaturas e todos que representam, no nosso entendimento, algo retrógrado que o Rio não merece”., disse Freixo. “Estamos dando um passo à frente na organização, de sempre nos encontrarmos e debater a cidade, dialogando com o conjunto da sociedade que cidade é essa que podemos construir”.
Representando os movimentos populares, participaram da reunião integrantes de quatro entidades: Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Fora do Eixo e o Consulta MST. O encontro foi realizado no SENGE-RJ.