Mini-curso abre novas turmas para arquitetos

Aperfeiçoamento sobre estruturas de aço e concreto acontecerá no dia 16/03, às 19h

Fonte: HCT

O mini-curso de Estruturas de Aço e Concreto para Arquitetos visa fortalecer os conceitos relacionados ao cálculo estrutural para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos de melhor qualidade, sempre buscando inserir os profissionais e estudantes de arquitetura num contexto moderno, caracterizado pela eficiência e leveza estrutural. Ele é destinado a arquitetos, alunos de graduação e pós graduação em Arquitetura e outros profissionais atuantes na área.

A aula será ministrada pelo professor Luiz Alberto Araújo de Seixas Leal. Ele é Doutorando em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuou como professor das disciplinas de Resistência dos Materiais I, Isostática e Introdução aos Sistemas Estruturais [Universidade Federal da Bahia]. No âmbito acadêmico, participou de orientações e bancas avaliadoras de trabalhos. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e congressos internacionais, relacionados à mecânica computacional, estruturas de aço, avaliação da não linearidade geométrica e ao método dos elementos finitos. No âmbito profissional, é sócio da empresa Alberto Leal Engenharia Estrutural, onde teve a oportunidade de participar de diversos projetos e consultorias voltadas às estruturas de aço, concreto, mistas de aço/concreto e madeira. Possui ainda experiência no desenvolvimento de analises, dimensionamento e detalhamento de de pontes e viadutos.

O mini-curso será transmitido através da internet, ao vivo, e custará R$50 para profissionais do Sistema Confea-CREA/CAU/MUTUA NACIONAL/CRQ/SENGE/SINTEC/PETROBRAS e Estudantes. O valor pode ser pago à vista ou parcelado em até dez vezes.

Conteúdos

O mini-curso abordará:

1) O pré-dimensionamento da altura das lajes (definição do conceito de vão teórico, definição das condições de contorno do elemento estrutural, pré-dimensionamento baseado em método proposto pela NB-1 (1978) e pré-dimensionamento baseado em método baseado nas condições de contorno e no menor vão livre) e

2) O pré-dimensionamento da altura das vigas (definição do conceito de vão teórico, definição das condições de contorno do elemento estrutural e pré-dimensionamento baseado em método baseado nas condições de contorno e no vão livre).

MINI-CURSO: PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE AÇO E DE CONCRETO PARA ARQUITETOS

Data: 16/03/2016

Horário de Brasília: 19:00 às 22:00

Este curso é transmitido por videoconferência ao vivo (via internet).

Todos os alunos tem interatividade em tempo real com o professor para retirar dúvidas e fazer comentários.

Grupo HCT

Comercial: 55 (21) 2276-9508