Pré-conferência discute problemas da Zona Norte

Encontro realizado neste sábado (14) teve participação do diretor do SENGE-RJ

No último sábado (14), o diretor do SENGE-RJ Marco Antonio Barbosa participou da II Pré-Conferência de Meio Ambiente. Esta edição abrangeu os bairros da Área de Planejamento (AP) 3, que engloba os bairros da Zona Norte e foi realizada na Lona Cultural de Vista Alegre. O evento contou com a presença de cerca de 30 pessoas e foi organizado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONSEMAC), pela Prefeitura, pela FAM-Rio.

Nesta pré-conferência, foi feita uma grande plenária em círculo, onde cada um dos cinco pontos principais da conferência, se será realizada em 2016: ar, água, florestas, unidades de conservação e mudanças climáticas. O objetivo era apontar os problemas propor soluções. Os moradores reclamaram especialmente da falta de interesse político na região.

Durante o evento, também foi lembrado o rompimento das barragens no município de Mariana (MG), que aconteceu no dia 05 de novembro. As barragens pertencem à empresa Samarco Mineração S.A, controlada pelos grupos Vale e BHP Billiton.

“Essas pessoas morreram por causa da mercantilização da vida”, disse João Ricardo, da FAM-Rio.