Trabalhadores aceitam proposta da ONS

Proposta inclui reajuste salarial de 9,53% e aumento do valor do tíquete refeição

Os profissionais do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), reunidos em Assembleia Geral Extraordinária na última terça-feira (29), decidiram aceitar a proposta da empresa relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015-2016. A decisão teve ampla maioria, contando com 237 votos favoráveis e apenas 4 abstenções, em um total de 241 votos.

O acordo prevê reajuste salarial de 9,53%, retroativo a 1º de setembro deste ano, correspondente ao IPCA acumulado entre setembro de 2014 e agosto de 2015. Além disso, haverá o valor mensal do tíquete refeição ou alimentação vai aumentar para mil e doze reais. Os demais itens da pauta foram renovados segundo o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014-2016, firmado no ano passado.

O diretor de negociações coletivas do SENGE-RJ, Gunter Angelkorte, avaliou o acordo de maneira positiva. “Chegamos a um meio termo, já que o reajuste salarial garantiu a reposição da inflação e o aumento do tíquete foi superior à inflação”. Para ele, a ampla aceitação à proposta da empresa por parte da categoria aconteceu por causa do histórico de negociação com a ONS. “Em relação aos outros anos, o processo de negociação foi mais produtivo esse ano. E as pessoas compreendem as dificuldades de negociar cláusulas econômicas no momento por que o Brasil vem passando.”