Ato público a um ano das Olimpíadas

Movimentos sociais convocam ato contra violações de direitos humanos

Os movimentos e entidades presentes na Plenária Olimpíada Para Quem convocam a todos e a todas para participar do ato público no dia 05 de agosto de 2015, um ano antes da abertura da Olimpíada 2016, para protestar contra o descaso, o desrespeito e as violações de direitos humanos promovidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com a conivência do Comitê Olímpico Internacional – COI.

O ato marca o lançamento de uma campanha pública de denúncias contra as remoções, as violações de direitos humanos, a repressão ao trabalho dos camelôs, o fechamento de equipamentos públicos esportivos, a militarização da cidade, a violência policial, as privatizações e contratos de parceria público-privada envolvendo equipamentos e serviços públicos, a demissão de garis e professores, o tratamento do esporte como um negócio que favorece grandes empresas como as empreiteiras e o setor imobiliário, e por fim, a ausência de transparência e participação.

Nossas vidas são usadas nesse negócio de forma perversa e a cidade é vendida como uma mercadoria de luxo para grupos privilegiados.

Chega de violações! Vamos as ruas denunciar e lutar por uma cidade para todas as pessoas, com justiça social e democracia.

Quando? 05 agosto 15h

Onde? Em frente à Prefeitura

Os coletivos que subscrevem:

Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro

Actionaid

AGB -Rio – Associação dos Geógrafo do Brasil

Andes-RJ – Associação dos Docentes do Ensino Superior – Rio de Janeiro

Central de Movimentos Populares

Coletivo Ação Urbana

Coletivo Mais Verdade

Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino do RJ

DDH – Instituto de Defensores de Direitos Humanos