SENGE-RJ é homenageado pelo IBEC

Presidente do SENGE, Olímpio Alves dos Santos, representou a instituição na solenidade

Por Viviane Romero

 

O Sindicato dos Engenheiros no Rio de Janeiro (Senge-RJ) recebeu, na noite de terça-feira (19), o título de Destaque do Ano de 2015, concedido pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC). A entrega da premiação aconteceu no Clube de Engenharia, no Centro, e fez parte das comemorações pelos 37 anos do IBEC e do Dia do Engenheiro de Custos 2015. O evento reuniu profissionais e entidades de classe de diversos estados e da América Latina.

De acordo com o presidente do IBEC, Paulo Roberto Vilela Dias, a homenagem foi uma forma de reconhecer o excelente trabalho do Senge-RJ na defesa dos profissionais e de causas importantes para a sociedade.

– É muita satisfação oferecer essa homenagem ao sindicato. É singela, mas é de coração. Vejo a importância do sindicato na luta pelas melhoras trabalhistas dos engenheiros, principalmente para os colegas que estão em órgãos públicos. Essa homenagem é mais do que justa – declarou Dias.

O vice-presidente do IBEC, José Chacon de Assis, reforçou a importância do sindicato na defesa dos profissionais. Ele também acrescentou que o Senge-RJ tem desempenhado um papel importante no incentivo à capacitação e desenvolvimento profissional dos engenheiros de custos.

– O sindicato tem uma importante atuação nas causas trabalhistas e sociais, mas é preciso lembrar que ele também tem sido um grande incentivador da qualificação profissional. O esforço da entidade em proporcionar diversos cursos na área nos alertou para a importância dele também nessa parte. Esse foi mais um motivo para homenageá-lo – disse Chacon.

O Presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos, representou a instituição na solenidade. Para ele, a homenagem é uma boa forma de reafirmar que a instituição está seguindo o caminho certo.

– O sindicato tem feito um trabalho muito grande em defesa da engenharia como um todo, e com a parte de capacitação não seria diferente. Desde o ano passado temos oferecido cursos para atualizar, qualificar e colocar os engenheiros no mercado de trabalho. Mas também precisamos destacar todo nosso desempenho nas negociações salariais, o apoio jurídico e as discussões contínuas de políticas públicas. Acho que o sindicato realmente merece o destaque. É uma forma de reconhecer a importância do trabalho que o Senge-RJ vem fazendo ao longo desses anos – disse Olímpio.

 

A premiação         

Desde 2007, o IBEC homenageia os destaques da Engenharia de Custos e os profissionais que contribuíram para um país e um mundo melhor. Entre os agraciados, estavam representantes de entidades de engenharia da Argentina, Bolívia, Colômbia, Honduras e Portugal.

Foram homenageados como “Destaque do Ano”, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva – que também é presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos (Febrae) e da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi) – juntamente com os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas).

A “Personalidade do Ano” foi o Presidente da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP) e fundador da construtora Celi, Luciano Franco Barreto. O “Engenheiro de Custos do Ano” foi o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), André Luiz Mendes.

Durante a cerimônia, foi realizada a Certificação Internacional de alguns profissionais da Engenharia de Custos por Notório Saber. O IBEC Certificador foi acreditado pela instituição em abril deste ano e passou a realizar, também, os programas de Certificação de Engenheiro de Custos Sênior, Engenheiro de Custos Júnior e Técnico Especialista em Orçamentos e Controle de Custos.
Durante o evento, o IBEC também lançou a 3ª edição da Revista Engenharia de Custos. A publicação anual mostra o cenário da engenharia no Brasil e no mundo através de entrevistas com renomados profissionais do ramo e artigos técnicos.
Pular para o conteúdo