Debate sobre o modelo energético no Rio de Janeiro

Nesta terça-feira começa, no Rio, o último seminário regional sobre energia

Nesta terça-feira (9) começa, no Rio de Janeiro, o último seminário regional sobre energia organizado pela Plataforma Operária e Camponesa para a Energia. As cidades de Florianópolis, Recife e Belém já receberam os debates sobre o atual modelo e as alternativas para a criação do projeto energético popular para o Brasil.

Os eventos dão sequência ao Seminário Nacional da Energia, ocorrido em maio deste ano, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, mais de 100 lideranças de trabalhadores ligados ao setor energético firmaram uma aliança para a construção de amplas discussões sobre a energia, através de seminários em quatro regiões brasileiras.

No Rio de Janeiro, entre outros temas estão pautados a geopolítica da energia e a atualidade e perspectivas da indústria energética no Brasil. Entre os palestrantes estão ex-diretor de Exploração e Produção na Petrobras, Guilherme Estrela e o professor de relações internacionais da UFABC Igor Fuser, além de lideranças de movimentos sociais e sindicais.

Além do petróleo, as tarifas de energia elétrica e a situação das populações atingidas por barragens também serão temas abordados nas mesas.

Após a sistematização dos debates, previsto para acontecer em uma plenária nacional a ser realizada em Brasília ainda em setembro, as organizações apresentarão aos candidatos à Presidência da República e cobrarão um posicionamento sobre as propostas da Plataforma.

Histórico

A Plataforma Operária e Camponesa para a Energia foi criada em 2010, a partir da articulação entre trabalhadores eletricitários, petroleiros, engenheiros, atingidos por barragens e agricultores, com a proposta de criar um espaço de diálogo e articulação das lutas para se avançar em um projeto popular para a energia no Brasil. A Plataforma é composta pelas seguintes entidades: Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge); Federação Única dos Petroleiros (FUP), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entre outras entidades e movimentos sociais.

Serviço:

Seminário da Energia – 09 e 10 de setembro