Integrantes da Plataforma Camponesa e Operária para Energia participaram nesta sexta-feira (21) de uma reunião, onde discutiram sobre a atual conjuntura do setor elétrico e petrolífero.
Para Gilberto Cervinski, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), há uma enorme preocupação por parte dos movimentos e entidades sindicais da forma como os grandes meios de comunicação divulgam informações do setor elétrico. “A mídia tem apresentado para a sociedade a instalação do caos no setor energético. É preciso entender que por trás do assunto existe a disputa política”, destaca.
Ele ressalta que a sociedade precisa identificar as especulações levantadas pela mídia e manipulação de grupos políticos, como a não renovação das concessões das distribuidoras Copel, Cemig e Cesp.
Nesse sentido, a Plataforma realizará seminário para tratar das contradições e deficiências do setor elétrico e petrolífero na próxima quinta-feira (27), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Nos dias 8 e 9 de maio, a Plataforma Operária e Camponesa promoverá outro seminário para análise, formulação de estratégias e atualização das pautas de luta, que será realizado em Belo Horizonte. Para dar continuidade à discussão, em Florianópolis, o seminário acontece nos dias 3 e 4 de junho. No Rio de Janeiro a data prevista é 4 e 5 de agosto e Recife, 16 e 17 de setembro.
Com informações do STIU-DF.