Seminário debate laudo técnico de vistoria predial

Será elaborado um Guia de Procedimentos com participação de mais de 500 engenheiros
O presidente do SENGE-RJ, Olímpio Alves dos Santos, abre o seminário, ao lado do diretor Marco Antonio Barbosa e o conselheiro fiscal Luiz Cosenza (Foto: Adriana Medeiros)

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ) promove, no mês de março, o Seminário Laudo Técnico de Vistoria Predial – LTVP (Autovistoria).  A atividade tem o objetivo de elaborar um “Guia de Procedimentos para Engenheiros”. Ao todo foram 500 inscritos divididos em grupos de cerca de 50 pessoas por dia. As inscrições estão encerradas.

Os primeiros encontros foram realizados nos dias 12, 17 e 19 de março. O próximo será no dia 24, a partir das 16h, na sede do Sindicato. O debate é coordenado pelo engenheiro Luiz Cosenza e pelo diretor do Sindicato, Marco Antônio Barbosa.

Luiz Cosenza afirma que o grande diferencial deste “Guia de Procedimentos para Engenheiros” é que, além de esclarecer dúvidas sobre a Lei, ele orienta os profissionais, indicando os processos necessários para a realização uma vistoria que garanta a segurança do imóvel. O documento abrange, também, assuntos como o valor a ser cobrado pelo serviço.

Com este trabalho, o SENGE-RJ espera contribuir para eliminar os riscos e, com isso, evitar tragédias, como o desabamento dos prédios na Avenida Treze de Maio, a explosão do restaurante Filé Carioca, entre outros casos registrados no Rio de Janeiro.

Cosenza destaca a importância de o debate ser realizado coletivamente com os trabalhadores. “A proposta é que o guia reflita a competência técnica e a experiência de anos de trabalho de vários engenheiros. Além de valorizar a categoria”, pontua.

Durante os encontros os engenheiros opinam sobre um roteiro previamente elaborado por um corpo técnico formado pelos engenheiros Luiz Barata – área de mecânica -, Marcus Rossi – elétrica – e Ivan Ribeiro da Conceição – civil. Após os seminários, as sugestões serão avaliadas e incorporadas ao guia. Ao final do processo, os profissionais serão convidados para o lançamento “Guia de Procedimentos para Engenheiros”, que terá distribuição gratuita.

SAIBA MAIS!

NOTAS

• SENGE faz seminário sobre segurança em edifícios (18/03/2014)

• SENGE-RJ promove seminário sobre segurança predial (20/03/2014)