Bolsas para a oficina “Assistência Técnica”

Os 5 primeiros engenheiros e estudantes inscritos poderão participar

A oficina de capacitação “Assistência Técnica e Direito à CidadeOrganizando a Assistência Técnica no Rio de Janeiro será realizada, entre os dias 19 de março e 06 de abril. A atividade é promovida pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro – SARJ, em convênio com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro – CAU/RJ.

Os 5 primeiros engenheiros e estudantes do último período de engenharia (formandos até julho de 2014) sindicalizados em dia no SENGE-RJ poderão participar mediante a inscrição realizada por meio do e-mail: [email protected] .

A oficina terá a duração de três semanas e será composta de palestras, debates e visitas técnicas. A oficina é gratuita e todo material didático e estrutura de apoio à sua realização serão fornecidos sem custo aos profissionais selecionados.

O objetivo é sensibilizar e preparar os profissionais – arquitetos e urbanistas, engenheiros, assistentes sociais, advogados, entre outros – para construir o instrumento da Assistência Técnica na política habitacional, a ser implementada através do Poder Público e/ou de entidades sociais organizadas, abordando desde a assistência técnica individual à assistência técnica coletiva.

Com um programa abrangente e contando com palestrantes de larga experiência profissional, a oficina também terá como objetivo organizar equipes de profissionais para atender a crescente demanda por projetos de arquitetura e de engenharia para os movimentos sociais organizados, os quais podem acessar financiamento direto do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades – PMCMV Entidades, modalidade de assistência técnica coletiva que prevê recursos para compra de terreno, projetos e execução da obra. No sentido de aproximar profissionais e movimentos sociais para viabilizar este objetivo, a oficina foi organizada em estreita parceria com a União de Moradia Popular do Rio de Janeiro – UMP/RJ, e a Central de Movimentos Populares do Rio de Janeiro – CMP/RJ.