Engenheiros de empresas de consultoria se reúnem

Assembleia foi realizada no Senge-RJ com o objetivo de discutir propostas para a CCT
O diretor do Senge-RJ Paulo Granja conversa com os engenheiros de empresas de consultoria (Foto: Claudionor Santana)

Engenheiros de empresas de consultoria se reuniram no Senge-RJ, na última quinta-feira (03), para discutir as propostas para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2012/2014. A negociação vem sendo feita com o Sindicato das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva do Rio de Janeiro (Sinaenco-RJ). A maioria dos pontos da proposta elaborada pelo Senge-RJ foi aprovada pelos engenheiros.

O Senge-RJ retirou da proposta a cláusula que continha o pagamento do Piso dos engenheiros recém-formados ou com até dois anos de experiência. Essa cláusula, assinada nas convenções anteriores, aceitava que engenheiros com até 2 anos de formado tivessem o piso salarial inferior ao que determina a lei do SMP (4950-A/66).

“A empresa é obrigada a pagar, pelo menos, o SMP para o engenheiro, não importando o seu cargo ou seu tempo de formado”, defendeu o diretor do Senge-RJ, Paulo Granja, responsável, no Senge-RJ, por essa negociação.

Um dos pontos que não foi satisfatoriamente aceito pela assembleia foi a não retroatividade do ticket-refeição referente ao período de maio/2012 à abril/2013.

Outro ponto que houve insatisfação da assembleia era referente ao tempo de garantia de emprego após a licença-maternidade. A CCT anterior (2011/2012) estabelece que a trabalhadora tem o emprego garantido por 150 dias, após o encerramento da licença maternidade. No entanto, o benefício só era estendido às empregadas que trabalhavam na matriz ou filiais das empresas, não abrangendo as  trabalhadoras que exercem suas atividades no local dos clientes. Esse contingente, na verdade, corresponde à maioria dos trabalhadores, homens e mulheres. Segundo o diretor do Senge-RJ, a negociação feita pelo Senge-RJ avança nesse sentido, pois passa a abranger todas as trabalhadoras, independente se trabalham na matriz, filiais ou nos clientes. Por conta de passar a abranger um contingente muito maior de trabalhadoras, o Sinaenco-RJ propôs a redução de 150 para 60 dias. A assembleia não concordou com esse ponto.

As demais cláusulas já negociadas com o Sinaenco-RJ e encaminhadas via email, para os profissionais cujos cadastros de email estão atualizados no Senge-RJ, foram aprovadas pelos engenheiros presentes.

O Senge-RJ irá se reunir nesta terça-feira (08), às 18h, com o Sinaenco-RJ, para discutir as cláusulas pendentes, colocadas pela assembleia. O diretor do Senge-RJ, Paulo Granja, está otimista quanto à possibilidade de fechamento do acordo e assinatura da CCT 2012/2014, antes do fechamento da folha de pagamentos em outubro. Ele explica que isso garantirá o pagamento dos atrasados até o final de novembro.