Mais transparência no Conselho de Furnas

Representantes dos trabalhadores no Conselho de Furnas se reúnem com empregados
Os representantes Mauro de Mattos e Wladimir Rodrigues Ramos, com o diretor do Senge-RJ (à esquerda) Miguel Sampaio

Os novos representantes dos trabalhadores no Conselho de Administração de Furnas inovaram, ao realizar uma reunião com os empregados sobre os pontos de pauta tratados na primeira reunião do Conselho. O encontro foi organizado pelos próprios representantes eleitos Mauro de Mattos Guimarães e Wladimir Rodrigues Ramos e ocorreu no dia 20 de agosto, uma semana após a reunião com o Conselho.

“Os representantes dos trabalhadores no Conselho tem o mesmo poder de voto dos outros conselheiros. São os trabalhadores podendo contribuir com os assuntos relativos aos negócios da empresa”, explicou Mauro Guimarães, que é administrador e trabalha em Furnas há seis anos.

“Com esta importante iniciativa dos conselheiros eleitos, os trabalhadores têm a oportunidade de  onhecer e debater como está sendo administrada e também sobre os rumos que a empresa está tomando. A parte deles está sendo feita, agora temos que incentivar os trabalhadores a participarem e discutirem a empresa e o setor elétrico”, afirmou o diretor do Senge-RJ Miguel Sampaio.

Durante a primeira reunião, além de falar sobre o papel do representante, Mauro e Wladimir também destacaram a agenda provável das próximas reuniões, a composição dos membros do Conselho e as decisões que a empresa está tomando em relação a vários empreendimentos em andamento.

Os representantes dos trabalhadores também esclareceram sobre o parágrafo terceiro do artigo 2º da lei 12353 de 28/12/2010, em que estão impedidos de participarem das discussões e deliberações sobre assuntos que envolvam questões trabalhistas.

Mauro Guimarães e Wladimir Ramos foram eleitos com 63% dos votos no segundo turno. No primeiro, eles venceram com 24,39%. Eram sete chapas concorrentes. A votação foi realizada em maio.