Foi realizada na segunda-feira, dia 29, a audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho. Estiveram presentes lideranças sindicais e os prepostos do Sistema Eletrobras. A FNU foi representada pelo seu presidente, Franklin Moreira, que reafirmou durante a mediação as propostas defendidas em toda a campanha, como o ganho real e a não retirada de direitos dos trabalhadores.
A audiência foi conduzida em torno da construção de um consenso sobre o percentual de ganho real, para um acordo de 2 anos. Foi marcada uma nova audiência para o dia 01 de agosto, quintafeira, às 15 horas, no TST. O Ministro do Tribunal superior do Trabalho sugeriu que a categoria suspendesse a greve até a posição da Eletrobras sobre o ganho real, que deverá será apresentada impreterivelmente na próxima audiência.
Ao longo da audiência a FNU ressaltou o compromisso dos sindicatos e dos trabalhadores com a robustez do Sistema, rebatendo de forma veemente as acusações infundadas que foram feitas pelo preposto da Holding sobre supostos riscos.
Nas argumentações sobre a suposta falta de recursos da Eletrobras, o presidente da FNU, Franklin Moreira, lembrou que a Holding realizou empréstimos junto ao BNDES para pagar acionistas, mantém em seus quadros a peso de ouro os chamados artigos 37 e contratou um escritório de advocacia por cerca de meio milhão de reais. Ressaltando que ações dessa natureza não são compatíveis como uma empresa em dificuldades financeiras, ou seja, querem jogar nas costas dos trabalhadores a conta sobre a reestruturação da Holding.
Para o CNE não há dúvidas que a direção da Eletrobras foi incapaz de construir uma proposta justa, preferindo se omitir durante todo esse tempo. Cabendo agora a Justiça o papel que poderia ter sido exercido pela Holding, até porque a categoria sempre esteve aberta ao diálogo. O CNE entende que é importante a suspensão estratégica da greve neste momento, para que se possa dar um voto de confiança ao poder judiciário, pelo seu esforço em arbitrar uma saída para o impasse do ACT. Mas é importante destacar que a luta continua e os trabalhadores devem continuar em estado de greve até que a Eletrobras apresente uma resposta na próxima quinta-feira.
CALENDÁRIO DO CNE
– Dia 01/08/2013 – reunião de preparação para nova audiência de conciliação das 11horas às 13 horas no STIU-DF
– Dia 01/08/2013 – Audiência de conciliação no TST às 15 horas
– Dia 01/08/2013 – Avaliação e encaminhamentos das 17 horas às 19 horas no STIUDF
– Dia 02/08/2013 – Assembleias deliberativas
REVEJA A AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO
Os trabalhadores que quiserem rever a audiência de conciliação deste dia 29 de julho podem acessar os seguintes endereços: www.youtube.com/tst ou www.tvjustica.com.br
Leia o boletim e a ata da audiência aqui.