Trabalhadores da INB estão em greve

Contraproposta apresentada pela empresa ficou aquém do esperado pelos funcionários

Começa hoje (01/04) a paralisação dos trabalhadores da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende. A decisão pela greve foi tomada em assembleia realizada no dia 25/03. Os mais de 300 funcionários, presentes no ato, rejeitaram a contraproposta apresentada pela empresa, que ofereceu o menor índice do IPCA e aumento do auxílio creche.

Dentre as principais reivindicações dos trabalhadores estão: tíquete refeição, que atualmente não é concedido a seus funcionários, reposição da inflação mais ganho real; adicional de 30% para os trabalhadores que fazem turno; progressão na tabela salarial. A greve será por tempo indeterminado.

Negociações prolongadas

As negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013 iniciaram em novembro, período da data-base da INB. Em outubro do ano passado, os trabalhadores apresentaram suas propostas. A contraproposta da empresa só foi apresentada este mês. Para Herminio de Aguiar Caldeira, diretor da delegacia sindical de Resende do Senge-RJ, “a demora da empresa na apresentação da contraproposta demonstra descaso com as negociações”.