Carta do novo representante sindical do ONS

Prezado(a) Engenheiro(a),

No último dia 13 de novembro, fui eleito representante sindical do Senge-RJ no ONS. Expresso aqui o meu agradecimento a todos que depositaram a sua confiança na minha candidatura. Nesse primeiro contato, gostaria de apresentar-me e dar conhecimento das atribuições do representante sindical.

Meu nome é Neyl Soares, sou engenheiro eletricista e trabalho no ONS desde a sua fundação (28/10/1998). Os meus primeiros anos de trabalho foi como cedido da Eletrobras, onde trabalhei durante 13 anos. A partir de 2000, fui efetivado no quadro de engenheiro do ONS.

Desde cedo, estive ligado aos movimentos sindicais na Eletrobras, através da sua associação de empregados. Depois, no ONS, mantive-me apenas como observador das reivindicações trabalhistas do corpo de funcionários.

Resolvi me candidatar à representante sindical na tentativa de colaborar com a nossa organização (dos engenheiros) e iniciarmos um processo de discussão das nossas reivindicações junto ao Senge-RJ, e assim melhorar o encaminhando à diretoria da empresa.

Para termos um entendimento uniforme sobre a Representação Sindical, descrevo abaixo as suas atribuições. O papel do Representante Sindical não é só de ser um repassador de informações do Sindicato para a categoria, mas de ser atuante e de manter contato os colegas de cada local de trabalho, de informá-los do que está ocorrendo e de incentivar o debate das questões trabalhistas, bem como ouvir e levar os problemas e reivindicações da categoria em seu local de trabalho junto ao Senge-RJ, e sempre atuando em benefício coletivo.

O representante sindical, portanto, é o primeiro elo entre os trabalhadores e o Sindicato. Abaixo, transcrevo o Art. 13 da Seção V do Regulamento Interno do Senge-RJ, que estabelece as competências do Representante Sindical:

“Art. 13º Compete aos Representantes Sindicais nas empresas, autarquias, fundações ou órgãos da administração pública direta ou indireta:
a) Organizar a categoria representada no local de trabalho;
b) Promover, sempre que possível, a articulação e integração do Senge/RJ e seus representados, na empresa, autarquia, fundação ou no órgão da administração pública direta ou indireta com os membros dos sindicatos de outras categorias profissionais da empresa;
c) Providenciar, no tempo devido, a elaboração dos dispositivos formais, necessários e suficientes para tratar de assuntos do interesse dos profissionais representados, no local, tais como, editais de convocação de Assembleias Gerais, minutas de boletins, de matérias ou artigos de interesse do sindicato ou da base de profissionais representada, confecção de cartazes, minutas de pautas de reivindicação, de atas de assembleia, de correspondências do
Senge/RJ ao empregador, utilizando-se, sempre que necessário, a estrutura interna do Sindicato etc.;
d) Divulgar, no âmbito da empresa ou no órgão público ou autárquico correspondente, sempre que possível, as atividades e serviços do sindicato;
e) Atuar junto à categoria representada, na empresa, captando as demandas surgidas e encaminhando-as, junto à Diretoria do sindicato, no sentido de viabilização do seu atendimento;
f) Participar, sempre que possível, do esforço coletivo para desenvolver ou implementar ações que visem à melhoria das condições de vida da categoria representada, bem como atuar de forma a garantir as prerrogativas e deveres do sindicato, conforme disposto no art. 2º
deste Estatuto, no que for pertinente;
g) Comparecer com assiduidade às reuniões do Conselho Diretor, bem como as demais reuniões convocadas pelo Presidente ou pela Diretoria;
h) Manter a Diretoria Colegiada informada;
i) Levar ao conhecimento da Diretoria Colegiada as principais questões relacionadas à sua base de atuação, para apreciação, deliberação coletiva e orientação quanto à condução a ser adotada;
j) Posicionar-se, no âmbito da sua base de representação, em sintonia com as deliberações da Diretoria ou do Conselho Diretor.”

 

Espero que possamos dar um passo na direção da união dos engenheiros do ONS, sem esquecer as demais categorias que trabalham na empresa. Em breve, marcaremos a nossa primeira reunião para conversarmos sobre ACT e outras questões que os participantes queiram levantar.

Esta mensagem está sendo encaminhada a você, uma vez que só posso utilizar a lista de mensagem eletrônica do Senge-RJ. Assim, peço a gentileza de repassarem esta mensagem aos colegas que não sejam sindicalizados.

Despeço-me, deixando desde já o canal de comunicação aberto para as suas sugestões e críticas sobre questões que você julgue relevantes.

 

Pular para o conteúdo