EPE mantém proposta da 2ª rodada

Sindicatos defendem reajuste com base no IPCA mais ganho real

Foi realizada, nesta quarta-feira (03), a 3ª rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A empresa manteve a proposta apresentada na rodada anterior: reajuste de 5,1%, referente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril.

Além do IPCA, os sindicatos querem garantir mais 1,5% de ganho real, ou seja, um ganho acima da inflação, acompanhando os valores conquistados pelos trabalhadores do setor elétrico.

Para o diretor do Senge-RJ, Gunter de Moura Angelkorte, a proposta da empresa foi baixa e isso é um reflexo da Medida Provisória 579, que prevê a redução da tarifa da energia elétrica. A MP foi regulamentada no dia 11 de setembro, pela presidenta Dilma Rousseff.

Segundo Gunter esta medida “significa o ‘arrocho’ que o governo Dilma quer implementar no setor elétrico”.

Uma assembleia de trabalhadores está marcada para a próxima segunda-feira (08), às 12h, na sede da empresa. A EPE fica localizada na Avenida Rio Branco, 1, 9º andar, Centro.