Nesta segunda-feira, 04 de dezembro, sindicalistas do Senge RJ, Sintergia-RJ e Sinaerj e Comissão de Empregados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) se reunirão, às 16h, com representantes da Diretoria Executiva e Conselho de Administração da EPE para o início da segunda rodada de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024.
A reunião foi marcada após a manutenção do estado de greve e o regime de assembleia permanente aprovados em ato na porta da EPE em 28 de novembro. Na ocasião, os trabalhadores definiram o dia 29 de novembro como prazo para uma contraproposta da empresa, bem como pautas prioritárias para inclusão na negociação.
A espera – que já se arrastava desde o final de outubro – terminou na quinta-feira, 30 de novembro, ao final do dia, com o envio da contraproposta da empresa. Na mesma ocasião, a empresa informou que a Diretoria Executiva e Conselho de Administração da EPE, aprovaram a prorrogação da vigência do ACT 2021/2023 até 31/01/2024, importante medida para a manutenção do ambiente negocial.
Os Sindicatos e Comissão de Empregados, honrando o compromisso de perseguir o fechamento de um ACT digno e justo ainda em 2023, se reuniram no dia 1º de dezembro para avaliar a contraproposta, identificar os pontos que precisam de avanços mais significativos e estabelecer uma estratégia para a segunda rodada de negociações. Após receber ofício sindical solicitando a marcação da próxima reunião, a empresa e os sindicalistas firmaram o compromisso de se reunirem hoje.
Ao final da negociação, será encaminhada para apreciação e deliberação da Assembleia a contraproposta patronal resultante.
Clique nos links abaixo para acessar os anexos:
CONTRAPROPOSTA PATRONAL ENVIADA EM 30/11/2023 ; e
OFÍCIO SINDICAL CONJUNTO SOLICITANDO A MARCAÇÃO DA SEGUNDA RODADA DE NEGOCIAÇÃO
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Texto: Senge RJ