Na próxima quarta-feira, 24 de janeiro, Dia Nacional dos Aposentados e Aposentadas, esses trabalhadores, que deram sua contribuição ao país por muitos anos, irão às ruas do Rio para cobrar do governo melhorias na previdência pública e uma aposentadoria digna.
O ato, que acontecerá no Buraco do Lume (Praça Mário Lago), no Centro do Rio, às 11h, tem como uma de suas principais pautas o reajuste geral de aposentadorias e pensões, com ganhos reais. Aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo tiveram um reajuste de 3,71% no início de janeiro. A correção, que não obteve ganhos reais, contando apenas com a reposição da inflação, é a menor desde 2018, quando o INPC foi de 3,43%.
Entre as reivindicações do ato estão a reversão da Reforma da Previdência, o fortalecimento do SUS, melhorias no atendimento do INSS, o fim do Funpresp e a reestruturação do Abrigo Cristo Redentor.
Dia de luta
O Dia Nacional dos Aposentados e Aposentadas foi instituído pela Lei 6.926, de 30 de julho de 1981. A data é uma homenagem a trabalhadores e trabalhadoras que dedicaram anos da vida ao serviço e à luta por direitos e por melhores condições de trabalho.