Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras

Demora na retomada de contratações com o setor naval brasileiro é apontada como principal causa. A engenheira Magda Chambriard, diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo Dilma, será a nova presidenta da empresa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu, na noite desta terça-feira (14/05), o agora ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

A permanência de Prates no comando da empresa vinha sendo considerada insustentável graças à incompatibilidade entre o entendimento do Governo – de uma Petrobras que é ferramenta para o desenvolvimento nacional – e de Prates, que vinha favorecendo a distribuição de lucros a acionistas e compras internacionais.

Segundo a apuração do Estadão/Broadcast, o motivo seria a demora na contratação de embarcações nos estaleiros nacionais. Nos primeiros governos Lula, as compras e contratações da Petrobras foram responsáveis por uma era de prosperidade para a indústria naval brasileira. O modelo é adotado por diferentes países, como Política de Estado, para sustentar o setor naval, estratégico e, se dependente, suscetível a controle internacional que ameaça diretamente a soberania nacional.

A retomada da indústria naval é pauta de um movimento que nasceu nos sindicatos, ganhou frentes parlamentares no Congresso e na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro e vinha aumentando desde 2023, pressionando por avanços.

O setor naval brasileiro tem hoje cerca de 70 mil pessoas e 19 estaleiros aguardando a retomada das encomendas para suprir a demanda do país.

Rodrigo Mariano/Senge RJ | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil