“Insegurança pública: um projeto de extrema-direita” é tema do Soberania em Debate de 30/05

Soberania em Debate
Insegurança pública: um projeto de extrema-direita
Quinta-feira, 30 de março – 16h

O fascismo que nos espreita neste momento, no Brasil, espalha o medo, ciente de que é um sentimento que pede respostas rápidas, sejam elas eficazes ou não. Apostam no caos, disseminam Fake News diárias e criminosas, até em momentos de tragédia, como agora nas enchentes do Rio Grande do Sul. O caminho é fácil já que não existe projeto de segurança pública no país.

“Segurança pública não pode ser um detalhe. Tem que ser um núcleo fundamental na luta por direitos na vida de todo cidadão”. A afirmação é do antropólogo Luiz Eduardo Soares. Para ele, é impossível tratar do assunto sem levar em conta a formação social do Brasil, somando racismo estrutural, homofobia, uma história de violências pautada na escravidão, na exclusão, no autoritarismo.

Não seria então a insegurança pública um projeto de extrema-direita? Para analisar a questão complexa que envolve ainda milícias, tráfico, polícia e algumas igrejas, Soares, que já foi Secretário Nacional de Segurança Pública, respeitado cientista político e escritor, é o convidado da semana no Soberania em Debate.

Não percam!

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano). E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor:

Luiz Eduardo Soares – Formado em Literatura na PUC-RJ. É mestre em Antropologia, doutor em Ciência política com pós-doutorado em Filosofia Política. Foi Secretário Nacional de Segurança Pública e Coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do RJ. Foi consultor responsável pela formulação da política municipal de segurança em Porto Alegre. Foi Secretário municipal de valorização da vida e prevenção da violência de Nova Iguaçu (RJ). Tem vinte livros publicados, como o romance Experimento de Avelar, premiado pela Associação de Críticos Brasileiros em 1996, e Meu Casaco de General, finalista do Prêmio Jabuti em 2000. Foi professor da Unicamp e do Iuperj.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista

Jorge Folena – Advogado

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte e redes sociais – Ana Terra

Produtor audiovisual – Felipe Varanda

Pular para o conteúdo