Soberania em Debate: A cultura como afirmação da identidade de um povo, com Luiz Antonio Simas

Tomando o tema do seu último livro como base, Simas falará no Soberania em Debate de 20/06 sobre a força da cultura popular, mas também sobre a violência que marca a história do Rio de Janeiro

Soberania em Debate
A cultura como afirmação da identidade de um povo
Quinta-feira, 20 de junho – 16h

Numa breve história sobre o jogo do bicho – Maldito invento dum baronete – “Simas investiga as origens e o desenvolvimento do Jogo do Bicho, não pela óptica usual, aquela que privilegia a contravenção ou o crime — mas numa perspectiva inovadora, que compreende o Jogo como elemento fundamental da cultura popular, integrada ao complexo metafísico que envolve o Samba, o Futebol, as Religiões de Terreiro, os modos de ser e fazer da nossa inestimável herança afro-indígena”, comenta o também escritor, Alberto Mussa, na resenha do novo livro do historiador Luiz Antonio Simas.

Tomando o tema do seu último livro como base, Simas falará no Soberania em Debate desta semana sobre a força da cultura popular, mas também sobre a violência que marca a história do Rio de Janeiro, passando pelo racismo e pelo desprezo (de sempre) ao povo pobre.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano). E estará aberta a perguntas pelo chat.

OBS: A obra, editada pela Mórula, será lançada no dia 22 de junhono AlfaBar, no Centro do Rio, numa parceria com a Livraria e Edições Folha Seca.

Debatedor:

Luiz Antonio Simas – Bacharel, licenciado e mestre em História Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Professor, historiador e escritor. É autor de diversos livros, como o Dicionário da História Social do Samba, escrito com Nei Lopes e vencedor do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Livro de Não Ficção. Trabalhou como consultor, ao lado de Ruy Castro, Sérgio Cabral, Jairo Severiano e Hermínio Bello de Carvalho, na criação do novo Museu da Imagem e do Som, e recebeu em 2014, por serviços prestados à cultura do Rio de Janeiro, a Medalha Pedro Ernesto, conferida pela Câmara Municipal. Tem centenas de artigos e textos publicados em jornais e revistas sobre a cultura popular brasileira. É jurado do Estandarte de Ouro, a mais tradicional premiação do carnaval.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista

Jorge Folena – Advogado

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte e redes sociais – Ana Terra

Produtor audiovisual – Felipe Varanda

Pular para o conteúdo