Uma luta por representatividade vem sendo travada desde o segundo semestre do último ano: 215 entidades da sociedade civil, dos mais variados setores, reivindicam o direito de realizar uma Conferência Livre Estadual da Sociedade Civil do Estado do Rio de Janeiro e eleger seus delegados para que representem efetivamente o movimento ambiental e a sociedade civil do estado.
Clique aqui para assinar o abaixo-assinado.
O abaixo-assinado é mais um passo do movimento, que conta com o apoio e engajamento do Senge RJ entre outros sindicatos e entidades, associações e instituições. Em outubro de 2023, um documento aprovado em plenária de representantes das entidades foi enviado à ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, denunciando o descumprimento da sua Portaria do MMA no 10.079/2024.
A Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro (SEAS) decidiu que a participação da sociedade civil nas conferências de meio ambiente se dariam por meio de uma organização por ela indicada, o Fórum Rio de Janeiro de Mudanças Climáticas. O Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONEMA), fórum permanente que representa a sociedade civil junto à SEAS, não foi convocado.
Com a condução atual da conferência no Rio de Janeiro, a sociedade civil organizada não será ouvida, e propostas e delegados serão definidos unilateralmente pela secretaria. Por isso, após o envio do ofício à ministra Marina Silva, as entidades convocam toda a sociedade civil para somar forças na defesa do seu direito de se fazer escutar no debate ambiental, o mais importante das nossas vidas.