Imposto para Netflix e Youtube: potencial para a produção nacional

Soberania em Debate

Imposto para Netflix e Youtube:
potencial para a produção nacional

Quinta-feira, 04 de abril – 16h

As plataformas de vídeo sob demanda (VoD), que formam o setor de streaming, devem ter sua atuação no Brasil regulamentada, com valorização e priorização da produção independente brasileira e com defesa da soberania cultural e econômica. Essa linha orienta as audiências públicas do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional sobre o tema, que acontecem desde 2024.

Nesta segunda, 7, O CCS realizou mais duas reuniões para tratar da regulação digital. Em pauta as Redes sociais – cuja regulamentação pode travar o atual excesso de fake News – e o aumento da alíquota da Condecine – Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional, de 3% para 6% da receita bruta das plataformas.

Os dois Projetos de Lei (PL) – o 8.889/2017 da Câmara e o 2.331/2022 do Senado – seguem a lógica de taxação de grandes grupos para contribuir no fomento de produções nacionais.

Para tratar do assunto polêmico, o convidado da semana é o jornalista Jotabê Medeiros, editor do site Farofafá, onde denunciou todos os desmandos de Bolsonaro na área da cultura. Especialista em política cultural, é profundo conhecedor do setor de audiovisual e cinema.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano em parceria com o Canal do Conde e pela Abraço – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias.

 

 

Debatedor:

Jotabê Medeiros – Escritor e repórter, é um dos editores do site cultural Farofafá. Trabalhou na Folha de São Paulo, Estado de S.Paulo (foi correspondente em Nova York), Veja/SP e Carta Capital. Participou das coletâneas Noite Passada Um Disco Salvou Minha Vida; Um Sábado no Paraíso do Swing e Outras Reportagens sobre Sexo e publicou O Bisbilhoteiro das Galáxias, finalista do Prêmio Jabuti/2015. É também  autor de Belchior – Apenas um rapaz latino-americano, e Raul Seixas – Não diga que a canção está perdida, finalista do Prêmio Jabuti/2019. Publicou a história da migração de sua família, no ensaio O último pau de arara; e Roberto Carlos – Por Isso Essa Voz Tamanha (2020).  

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista

Jorge Folena – Advogado

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte e redes sociais – Ana Terra

Produtor audiovisual – Felipe Varanda

Redação – Rodrigo Mariano

Pular para o conteúdo