Valeu a pena privatizar a Eletrobras?

Soberania em Debate

Valeu a pena privatizar a Eletrobras?

Quinta-feira, 17 de abril – 16h

Privatizada em junho de 2022, a poucos meses do fim do governo de Bolsonaro, a Eletrobras passou a figurar nas reportagens mais desastrosas, como a do apagão que em 2023 deixou vinte e cinco estados sem energia. Tendo seu controle vendido, segundo denunciaram eletricitários à época, a empresa fez demissões em massa, mandando embora praticamente todo o quadro técnico experiente e conhecedor do Sistema Interligado Nacional.

Sindicatos e movimentos populares se manifestaram contra a privatização. Uma série de ações foi protocolada para tentar evitar a venda do controle da empresa, a maior do setor de energia da América Latina. Nenhuma delas prosperou.

Em fevereiro deste ano a Eletrobras chegou a um acordo com o governo Lula para encerrar o processo que tratava do aumento da participação no conselho de administração da companhia. A União aumentou sua presença de uma para três das dez cadeiras no comitê decisório da antiga estatal. Também vai ficar com um dos cinco assentos no conselho fiscal.

Para tratar do assunto, o convidado da semana é o engenheiro Felipe Araújo, que trabalha na Eletrobras e é diretor de Negociação Coletiva, no Senge-RJ.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano em parceria com o Canal do Conde e a Abraço – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias.

Debatedor:

Felipe Araújo – É engenheiro civil, com ênfase em recursos hídricos e meio ambiente, pela UFRJ. Pós-graduado em gestão estratégica por processos, pelo IBMEC. Foi diretor administrativo-financeiro e atualmente é diretor de Negociação Coletiva, no Senge-RJ. É eletricitário e trabalhou em Furnas Centrais Elétricas de 2012 até a sua incorporação pela Holding Eletrobras, onde está até hoje. É conselheiro deliberativo eleito e membro do Comitê de investimentos da Fundação Real Grandeza. É também diretor da regional RJ do Dieese.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista

Jorge Folena – Advogado

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte e redes sociais – Ana Terra

Produtor audiovisual – Felipe Varanda

 

Redação – Rodrigo Mariano

Pular para o conteúdo