Crea RJ: A força da organização coletiva

Na tarde da última terça-feira, dia primeiro de julho, a Intersindical participou da segunda rodada de negociação coletiva no âmbito do ACT 2025/2026.

De início a Intersindical já colocou na mesa a questão do cumprimento do ACT 2024/2025 e quando os trabalhadores perceberiam o reajuste pelo INPC sobre seus salários e demais benefícios de natureza econômica, como auxílio alimentação/refeição.

Os representantes do CREA-RJ confirmaram que o ACT será cumprido e que os devidos reajustes, retroativos à data-base, serão percebidos pelos trabalhadores no contracheque referente a julho, ou seja, até 28 de agosto, mas que seria avaliada a possibilidade de emissão de uma folha extraordinária para antecipar esse reajuste.

Assegurado o direito previsto no ACT 2024/2025, iniciou-se a negociação do ACT 2025-2026. Os representantes do CREA-RJ reafirmaram que uma proposta integral mais avançada em termos econômicos somente poderia ser apresentada após aprovação da revisão orçamentária, prevista para o início do mês de agosto/2025.

Diante da possibilidade de melhoria da proposta do Conselho, a Intersindical concordou com a marcação de uma reunião de negociação para a primeira semana de agosto para tratar das cláusulas econômicas, no entanto, ressaltando existir um conjunto de reivindicações não econômicas feitas pelos trabalhadores, a intersindical insistiu na marcação de outra reunião de negociação para tratar destas reivindicações em data mais próxima. Tendo acordo por parte dos representantes do CREA-RJ, o calendário das próximas rodadas de negociação, podendo sofrer algum ajuste em decorrência da data de aprovação da revisão orçamentária, ficou definido da seguinte forma:

  • Terceira rodada de negociação, dia 24/07/25, para tratar das reivindicações não econômicas;
  • Quarta rodada de negociação, primeira semana de agosto, com apresentação da
    proposta econômica pelo CREA-RJ.

A Intersindical também solicitou que na terceira rodada seja apresentada atualização a respeito de estudos/ações que o CREA-RJ esteja realizando no âmbito do benefício de Assistência Médica, conforme cláusula sétima, parágrafo 7.4, da Pauta de Reivindicações, assim como seja apresentado relatório da área de Recursos Humanos alimentado com dados do novo sistema relacionados à saúde e qualidade laboral dos/as trabalhadores/as.

Por fim, lembremos que a nossa ÚNICA e verdadeira arma, enquanto trabalhadores/as, é a nossa organização. Sigamos firmes, informados e mobilizados!

Ir para o conteúdo