Em meio ao enfrentamento às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a aprovação do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou a desaprovação pela primeira vez em 2025. É o que indica o levantamento Latam Pulse, iniciativa colaborativa da AtlasIntel e da Bloomberg, divulgado nesta quinta-feira (31).
Segundo a pesquisa, 50,2% dos brasileiros aprovam a atuação de Lula, contra 49,7% que desaprovam. A última vez que a aprovação superou a desaprovação na pesquisa Latam Pulse havia sido em outubro de 2024.
O resultado segue uma tendência de crescimento na aprovação observado entre maio, junho e o começo de julho, quando Trump ameaçou aplicar taxas de 50% nos produtos brasileiros. Nesse sentido, a imagem de Lula é positiva para 51% dos brasileiros e negativa para 48%.
Seguindo essa melhora, as avaliações negativas do governo Lula diminuíram 3 pontos percentuais e as avaliações positivas cresceram 5 pontos percentuais. Apesar disso, as avaliações “ruim/péssimo” (48,2%) ainda superam as avaliações “ótimo/bom” (46,6%). Mas há uma tendência de melhora. Entre junho e julho, o crescimento na imagem positiva de Lula foi de 4 pontos percentuais.
Dentre as ações de Lula, as mais bem avaliadas são a gratuidade de medicamentos no Programa Farmácia Popular, a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a retirada de garimpeiros de reservas indígenas e ambientais, o acordo entre Mercosul e União Europeia, o Desenrola Brasil e a retomada do Minha Casa, Minha Vida.
Outros líderes
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre a imagem de outras lideranças políticas, entre ministros do governo Lula e opositores. Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva, seguem com negativa maior que a positiva. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, tem igualdade entre aprovação e desaprovação.
Entre a oposição, teve sequência a piora na imagem de Bolsonaro, que registra 55% de desaprovação, ante 44% de aprovação. A ex-primeira dama, Michele Bolsonaro, registra números semelhantes: 54% de desaprovação e 42% de aprovação.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também registrou piora na imagem, tendo 52% de desaprovação. Dentre os governadores que apoiam Bolsonaro, apenas o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), segue com aprovação maior que desaprovação: 47% contra 46%.