Insegurança pública: um projeto de extrema-direita

Na próxima quinta-feira, dia 18/09, o soberania em Debate reapresenta a entrevista com o antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares

Soberania em Debate / Reapresentação

Insegurança pública: um projeto de extrema-direita

Quinta-feira, 18 de setembro – 16h

O assassinato do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes, no litoral paulista, pelo PCC, mostra a atualidade do programa sobre Insegurança Pública realizado em maio deste ano com o cientista político Luiz Eduardo Soares. O crime reforça a tese de que não existe projeto de segurança pública no país.

Ruy Ferraz ocupava atualmente o cargo de secretário de Administração da Prefeitura de Praia Grande e tinha mais de 40 anos de carreira na Polícia Civil de São Paulo, da qual estava licenciado. Ganhou notoriedade por enfrentar a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), sendo considerado um dos principais inimigos da organização.

 “Segurança pública não pode ser um detalhe. Tem que ser um núcleo fundamental na luta por direitos na vida de todo cidadão”. A afirmação é do também  antropólogo Luiz Eduardo Soares. Para ele, é impossível tratar do assunto sem levar em conta a formação social do Brasil, somando racismo estrutural, homofobia, uma história de violências pautada na escravidão, na exclusão, no autoritarismo.

Não seria então a insegurança pública um projeto de extrema-direita? Para analisar a questão complexa que envolve ainda milícias, tráfico, polícia e algumas igrejas, vale a pena rever a fala de Soares, que já foi Secretário Nacional de Segurança Pública.

A reapresentação estará no canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano em parceria com o Canal do Conde e pela Abraço – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias.

Debatedor:

Luiz Eduardo Soares – Luiz Eduardo Soares é escritor, antropólogo e cientista político, professor da pós-graduação em Literatura da UFRJ e titular da Cátedra Patrícia Acioli, vinculada ao Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, e ex-professor da UERJ, do IUPERJ e da UNICAMP. Publicou 26 livros, sendo o mais recente, “Dentro da noite feroz; o fascismo no Brasil”(Boitempo, 2020). Foi Secretário Nacional de Segurança Pública, Subsecretário e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, e Secretário municipal de Prevenção da Violência em Porto Alegre e Nova Iguaçu.

Entrevistadora:

Beth Costa – Jornalista

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte e redes sociais – Ana Terra

Redação – Rodrigo Mariano

Produtor audiovisual – Felipe Varanda

Ir para o conteúdo