O povo dá o recado nas ruas: não toleraremos que golpistas e bandidos no Congresso fujam da lei

Em todo o Brasil, centenas de milhares de pessoas ocuparam ruas, avenidas e praças para dizer não à PEC da Bandidagem e ao PL da Anistia

No lugar da vergonha da bandeira norte-americana desfraldada em ato da direita no último dia 07/09, Independência do Brasil, o verde e amarelo da bandeira nacional cobriu de orgulho a manifestação que reuniu 43 mil pessoas na Avenida Paulista no último domingo (21). Número próximo — 41 mil pessoas, segundo a USP — tomou a orla de Copacabana. Parlamentares, artistas e representantes de movimentos sociais ressaltaram a urgente luta do povo brasileiro contra um Congresso que, cada vez mais, reforça a pecha de “inimigo do povo”, graças à sua maioria formada por partidos de extrema-direita, direita e centrão.

No Rio, os gritos de “sem anistia” e “viva a democracia” marcaram o repertório cultural da manifestação, que contou com Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Djavan, Lenine, Ivan Lins, Marina Sena, Maria Gadú, entre outros. O ato, com muitas bandeiras e cartazes, forte presença do movimento sindical e manifestantes que iam de aposentados a crianças, teve início às 14h e atravessou a tarde com discursos e apresentações da mais legítima cultura popular brasileira.

Copacabana – Rio de Janeiro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Caetano destacou, antes de entoar “Sem Lenço e Sem Documento”, que a democracia no Brasil resiste: “Não podemos deixar de responder aos horrores que vêm se insinuando à nossa volta.” Gil lembrou a luta contra a ditadura, época que guarda semelhanças óbvias com o presente e o passado recente do país: “Passamos por momentos parecidos, sempre em busca da autonomia, o bem maior do nosso povo.” Caetano e Lenine cantaram juntos “Apesar de você“, de Chico Buarque, ao final do ato.

“Finalmente, os verdadeiros patriotas saíram às ruas e mostraram, de forma contundente, que estão unidos contra a PEC da Bandidagem e contra a anistia para os golpistas. O forte envolvimento da classe artística na convocação e participação dos atos foi decisivo para que as pessoas saíssem de casa e ocupassem as ruas em todo o Brasil. Esses atos representam mais um passo na luta popular contra o fascismo, pela consolidação da nossa democracia e pela superação da nossa história de golpes continuados”, destaca Clóvis Nascimento, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ).

Clóvis também ressaltou o caráter nacional das manifestações: “Copacabana nos encheu de orgulho ao ver o povo do Rio de Janeiro em um espetáculo da democracia, mas também estávamos juntos em São Paulo, Salvador e em várias outras cidades do país, dizendo não à PEC da Bandidagem e à anistia para golpistas.”

Av. Paulista – Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente do Senge RJ se refere aos muitos atos que aconteceram simultaneamente pelo país. Em Fortaleza, o povo lotou a Praia de Iracema. No Ceará, os manifestantes vaiaram os deputados do estado que votaram a favor da PEC da Blindagem. Em Salvador, Daniela Mercury e Wagner Moura conduziram uma passeata saindo do Morro do Cristo e atravessando a Avenida Oceânica com cartazes em mãos. O bloco Cortejo Afro, o rapper Baco Exu do Blues, a atriz Nanda Costa e a percussionista Lan Lan também marcaram presença. Atos também foram registrados em Belo Horizonte (MG), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Maceió (AL), Vitória (ES), Palmas (TO), Belém do Pará (PA) e Brasília, onde milhares de pessoas caminharam 1,5 quilômetro até o Congresso Nacional, onde Chico César encerrou a manifestação com um show pela democracia.

Nas redes sociais, desde o dia anterior às manifestações, diversos parlamentares publicaram vídeos se desculpando por seus votos.

Confira alguns registros dos atos:

Rio de Janeiro

https://x.com/i/status/1969879790938190244

https://x.com/i/status/1969925807943405670

São Paulo

https://x.com/i/status/1969861223794774359

Brasília

https://x.com/i/status/1969819509297942938

Salvador

https://x.com/i/status/1969821104794386511

Belo Horizonte

https://x.com/i/status/1969791814115656010

Recife

https://x.com/i/status/1969961647679959060

Curitiba

https://x.com/i/status/1969917105136193992

Com informações da Agência Brasil

Ir para o conteúdo