“Brasil, crítica impura – Viajando pelo tempo presente” é o novo livro do historiador Lincoln Penna, que será lançado no dia 4 de maio, uma quinta-feira, às 18h30, no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ). Na ocasião, haverá debate com a presença do autor e do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, o cientista político, jornalista e escritor Roberto Amaral.
O auditório do Senge RJ fica na avenida Rio Branco, 277, 17º andar.
Esse novo volume de crônicas reúne os textos publicados por Lincoln Penna a partir do início do processo eleitoral de outubro de 2022, que daria vitória a Lula. O título refere-se a uma expressão adotada pelo comunista histórico Astrojildo Pereira (1890 – 1965) para avisar aos leitores que suas crônicas são assumidamente “impuras”. Isto é, feitas para expor suas convicções. O objetivo do livro, escreve o historiador, é “proporcionar alguns momentos de reflexão aos leitores e, eventualmente, dar vazão a debates, ainda que impertinentespara alguns e à distância.”
Lincoln de Abreu Penna possui gradução em História, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado pela Université de Toulouse Le Mirail, doutorado pela Université de Paris-Nanterre. Também é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). A área de história do Brasil República é seu objeto de estudos.