Márcio Girão é eleito novo presidente do Clube de Engenharia

A posse da nova diretoria, que inclui o diretor de Comunicação do Senge RJ, Miguel Sampaio, está marcada para o dia 13, às 18h.

A chapa Engenharia, Desenvolvimento e Democracia, encabeçada pelo engenheiro Márcio Girão, foi eleita para dirigir o Clube de Engenharia no triênio 2021/2024, com 279 votos válidos. O resultado foi anunciado pelo atual presidente da entidade, Pedro Celestino, em transmissão online no último dia 26, ao final do processo eleitoral.

As eleições abrangeram, além da diretoria, o Conselho Fiscal, um terço do Conselho Diretor e as 20 mesas diretoras das Divisões Técnicas Especializadas (DTEs). A posse dos eleitos acontecerá no dia 13 de setembro (segunda-feira), a partir das 18h, em solenidade realizada em plataforma digital a definir.

O Senge RJ parabeniza a chapa eleita e reitera a parceria em causas comuns ao fortalecimento da engenharia, da democracia, da soberania nacional e da justiça social no país.

Integram a nova diretoria, além de Márcio Ellery Girão Barroso na Presidência e Marcio Patusco e Maria Alice Ibañez como primeiro e segunda vice-presidentes, os diretores Miguel Sampaio, que também é diretor de Comunicação no Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), Alexandre Almeida, Ana Lúcia Miranda, José Carlos Lacerda, Julio Villas Boas, Marlise de Matosinhos, Ricardo Latgé, Tatiana Ferreira, Victor Rodrigues e Vinícius Benevides. Assumem o Conselho Fiscal: Arcilley Pinheiro, Arnaldo Muxfeldt, Guilherme Isidoro. Os suplentes são Angèle Dutra, Jorge Bitencourt e José Churro.

Márcio Girão é engenheiro civil pela Universidade de São Paulo (USP/São Carlos), professor adjunto de Resistência dos Materiais (Politécnica/USP). Na área empresarial atuou na Promon, Cobrapi, BP Mineração, Nuclep, Lexikon (sócio), MGB Informática (sócio). No setor público foi diretor de Inovação, Planejamento, Jurídico e Gestão de Riscos da Finep. Exerceu ainda atividades como diretor executivo da Riosoft e presidente da Softex, diretor-presidente do RioBoston (incubadora na cidade de Boston-EUA) e presidente da Federação Nacional de Empresas de Informática (Fenainfo). É presidente da Confederação Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (Contic) e membro vitalício do Conselho Diretor do Clube de Engenharia.