O documentário registra uma série de violações a direitos e garantias constitucionais que acompanharam Sergio Moro ao longo de sua trajetória na magistratura. Em 74 minutos, o vídeo expõe alguns dos métodos heterodoxos usados pelo ex-juiz, a partir do depoimento de personagens que acompanharam os casos escabrosos bem de perto.
A imparcialidade de Moro foi colocada em xeque e virou assunto de interesse público em função dos julgamentos do ex-presidente Lula, mas os excessos cometidos pelo ex-juiz não começaram na Lava Jato. Desde os tempos de Banestado, muito antes da operação que atingiu a Petrobras estourar na mídia, ministros de tribunais superiores tomaram conhecimento de que havia um “juiz investigador” em Curitiba, mas pouco fizeram para barrar o comportamento transgressor de Moro.
Os questionamentos em torno da origem da Lava Jato, o papel da imprensa que usou o lavajatismo para derrubar um governo progressista, a postura inicialmente vacilante e o alinhamento em tribunais superiores são alguns dos pontos abordados no documentário, que se estende da formação de Moro até sua passagem pelo Ministério da Justiça a convite do extremista de direita Jair Bolsonaro.
O projeto conta com a participação de Alberto Toron (advogado criminalista), Celso Tres (procurador da República), Cezar Roberto Bitencourt (doutor em Direito Penal), Cristiano Zanin Martins (advogado do ex-presidente Lula), Fernando Augusto Fernandes (criminalista e autor do livro “Geopolítica da Intervenção – A verdadeira história da Lava Jato”), Geoffrey Robertson (advogado internacional de Direitos Humanos), Gerson Machado (delegado aposentado da Polícia Federal), Mário Magalhães (escritor e ex-ombudsman da Folha de S. Paulo) e Michel Saliba (criminalista). As entrevistas foram gravadas em novembro de 2020.
O documentário é fruto de uma campanha de financiamento coletivo que o GGN lançou no Catarse em meados de 2020. O material colhido ao longo de meses de apuração será publicado a partir deste mês em formato de texto nos sites do GGN e Blog do Marcelo Auler.