Negociação Coletiva: Senge RJ x Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)
Vigência: 2020/2022
Data da ocorrência: 12/08/2020
Ocorrência: Resumo de Reunião de Negociação
INTERSINDICAL ONS: informe sobre a primeira rodada de negociação do ACT 2020/2022
No último dia 07 de agosto, a Intersindical ONS participou da primeira rodada de negociação com a empresa para discutir o ACT 2020-2022, por meio de plataforma digital – online. Na ocasião, o ONS apresentou sua contraproposta à pauta de 38 cláusulas do ACT 2020/2022, as quais foram assim respondidas pela empresa:
- 20 cláusulas mantidas, conforme ACT em vigor e/ou propostas dos trabalhadores:
> vigência; abrangência; data de pagamento salarial; forma de pagamento no deslocamento de empregados no turno de revezamento; insalubridade; transporte de empregados de turno; participação nos resultados; plano de saúde; Programa de Assistência Médica e Social; pecúlio; amamentação; gratificação de férias; licenças maternidade e paternidade; readaptação funcional; filiação sindical; mensalidade dos sindicatos, compromisso, multa e acompanhamento de acordo. - 3 cláusulas com alteração não acatadas pelo ONS e aceitas por parte da Intersindical ONS (Cláusulas serão mantidas conforme ACT em vigor):
> hora extra; quinquênio e fracionamento de férias. - 15 cláusulas não aceitas pelo ONS com discordância da Intersindical ONS (serão apresentadas pelo ONS na próxima reunião):
> reajuste; penosidade; auxílio alimentação; auxílio educacional; homologação de rescisão; normatização de cláusulas; horário Flexível; horário de almoço; meritocracia; teletrabalho; criação de cargos; banco de compensação; delegados sindicais; dirigentes sindicais; contribuição assistencial, negocial ou confederativa.Análise da Intersindical
Os sindicatos presentes à reunião — STIU-DF, SENGE RJ, SINTERGIA-RJ, SENGE-PE e SINERGIA-SC – ficaram decepcionados e frustrados com a proposta da empresa.
As propostas da empresa em relação às cláusulas de cunho econômico (reajuste salarial, tíquete refeição/alimentação, penosidade e auxílio educacional) ficaram muito aquém dos pleitos dos trabalhadores. Cabe salientar que o orçamento do ONS, já aprovado para o período, tem a previsão de reajuste de 4,0%, conforme relatório Focus apresentado à época da análise do orçamento. E há uma previsão de que a inflação – IPCA para o período fique entre 2,4% e 2,8%, abaixo do valor previsto em orçamento.
A proposta inicial da empresa não contemplava reajuste a toda categoria, fato que causou indignação aos representantes dos trabalhadores e foi rechaçada de imediato. Assim, a Intersindical ONS acertou com os representantes da empresa que fossem reavaliada as cláusulas econômicas e demais cláusulas que não foram atendidas (15 cláusulas), as quais deverão ser discutidas em nova rodada de negociação, prevista para a semana de 17 a 21 de agosto.
A intersindical ONS permanecerá firme no propósito de garantir o reconhecimento do trabalho árduo, dedicado e de qualidade incomparável prestado pelos trabalhadores do ONS, lutando por um ACT que faça jus ao destacado trabalho e à responsabilidade que recai sobre todos os trabalhadores do ONS.
Esperamos que a empresa reavalie a proposta inicial e apresente uma nova, que esteja alinhada com a realidade do desempenho e reconhecimento que todos os trabalhadores do ONS merecem.
A intersindical ONS informará a todos sobre os desdobramentos da negociação.
Esperamos que todos possam permanecer vigilantes e cuidadosos em relação a sua condição de saúde, durante a pandemia da Covid-19, atendendo às recomendações de isolamento social e, quando não for possível o distanciamento, que sejam adotadas as medidas indicadas de segurança.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES – INTESINDICAL ONS
Clique no link abaixo para ter acesso ao boletim em pdf:
INTERSINDICAL ONS 12-08-2020.pdf
Senge RJ
Email: [email protected]
Telefones: (21) 3505-0717 e (21) 99458-1297 (Whatsapp) – atualize seu número de celular junto ao Senge-RJ para receber nossas notificações.