Cidadania, democracia, universalização do acesso, promoção da saúde e da vida
O Sistema Único de Saúde baseia-se nestes princípios e é um dos mais bem sucedidos modelos em todo o mundo.
Ao pensar num país de dimensões continentais, com realidades tão distintas e enormes desigualdades, entende-se facilmente que apenas um sistema com esta magnitude e capilaridade seria capaz de atender nossa população. Com todos os desafios, o SUS – fruto de formulações do movimentos sociais e forças do campo progressista – é a garantia de acesso à Saúde para a imensa maioria de nossa população.
Uma estrutura de Saúde Pública – direito do cidadão e dever do Estado – é o único caminho possível para uma nação como o Brasil. Atenção primária, saúde da família, política de imunização, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica, rede de transplantes, SAMU…quando falamos em cada uma destas pontas, estamos falando de SUS! Quando falamos de pesquisa e inovação e de parcerias com laboratórios para produção local de medicamentos e insumos, estamos falando de SUS, nosso sistema único de saúde universal, para todos, o tempo todo!
Mesmo com fortes limitações de orçamento e os desmandos de toda ordem, mesmo com a pressão daqueles que desejam sua privatização e as tentativas de desmoralização, é o SUS que nos atende e nos salva. São os profissionais de saúde pública que nos acolhem e nos tratam.
E os profissionais da área tecnológica são parte fundamental deste processo! Engenheiros, agrônomos, profissionais dedicados às geociências, arquitetos, profissionais das áreas tecnológicas estão em toda a cadeia.
Neste momento de pandemia, de enfrentamento de uma crise de saúde global que nos obriga à reinvenção diária e a profundas reflexões, devemos, mais do que aplaudir e reconhecer individualmente, reforçar a DEFESA DO SUS, a defesa de POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE, sem as quais o povo brasileiro, especialmente o povo trabalhador, estaria totalmente desamparado.
Crea-RJ
CAU/RJ
Clube de Engenharia
SEAERJ
Senge-RJ