Vistoria de pontes e viadutos de concreto

Inscrições até 14 de maio.

Público-alvo: engenheiros, arquitetos, graduandos de Engenharia e técnicos.

Conteúdo

O curso vem preencher uma lacuna na grade de matérias que compõem o histórico escolar universitário, e tem por base as indicações da NBR 9452, assim como as diretrizes do National Highway Institute, do Federal Highway Administration, dos Estados Unidos, e também as premissas de especificação técnica da DERSA, de São Paulo.

O objetivo é proporcionar aos profissionais da área conhecimentos gerais e específicos, teóricos e práticos sobre inspeções das estruturas de concreto, notadamente aquelas atinentes às obras de arte especiais.

Carga horária: 10 horas

Local: Av. Rio Branco, 277, 8° andar

Programa

Pontes no mundo, histórico das pontes, acidentes com obras, choques de navios contra pontes, razão de vistoriar, finalidades da vistoria, conceituações básicas, mecanismo estrutural, patologia, terapia e profilaxia, durabilidade, vida útil e desempenho, tipos de vistoria, qualificação do inspetor, responsabilidades e obrigações, preparando-se para a vistoria, equipamentos e materiais de vistoria, principais defeitos em uma estrutura, origem dos defeitos, caracterização dos defeitos, lei dos cinco, NBR 9452, Bridge Inspector´s Reference Manual, ET – C21/002, da DERSA, DNIT 010/2002, vistoria especial em aparelhos de apoio, juntas de dilatação submersa e pavimentos, vistoria especial em concreto protendido, casos especiais de vistoria, segurança durante a vistoria, GUT (gravidade, urgência, tendência), parâmetros estruturais, funcionais e de durabilidade, relatórios patológicos e terapêuticos, diagnósticos, ensaios não destrutivos, priorização de recuperação, casos práticos, situação específica da Ponte Rio-Niterói, avaliação técnica, comentários e conclusões.

Instrutor

Carlos Henrique Paiva Siqueira – Engenheiro civil diplomado pela Universidade Federal da Paraíba em 1971, pós-graduação pela Coppe – UFRJ – mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense, supervisor da construção da Ponte Rio-Niterói, responsável técnico pela manutenção da ponte durante 17 anos, consultor para as atividades de manutenção da ponte há mais de 23 anos, professor convidado do governo chinês para lecionar a cadeira de Vistoria de Pontes na cidade de Pequim, professor da Universidade Estadual de Londrina, lecionando a cadeira de vistoria e manutenção de pontes e tecnologia do concreto protendido, palestrante em vários congressos nacionais e internacionais, mais de 5000 obras vistoriadas, diretor da ABPE – Associação Brasileira de Pontes e Estruturas, Consultor da RIOCON – Consultoria e Engenharia Ltda.

Sócios do SENGE-RJ (aspirante e profissional): R$ 200,00

Profissionais regularizados no CREA-RJ: R$ 400,00

Demais profissionais: R$ 800,00

Pagamento em até 10x no cartão de crédito ou à vista por meio de boleto bancário.

Descontos

Sócios: Para obter o desconto destinado aos sócios do sindicato, o profissional deve ser filiado ao Senge-RJ há pelo menos 1 ano e estar em dia com suas contribuições sociais. No caso de sócios com menos de 1 ano de filiação, podem obter desconto sem carência desde que paguem, antecipadamente, 12 meses de contribuições sociais;

Profissionais regularizados no CREA-RJ: Para obter o desconto destinado a profissionais regularizados no CREA-RJ é necessário se cadastrar no site do SENGE-RJ, na categoria Profissional. Antes de se inscrever, acesse: https://www.sengerj.org.br/ para solicitar seu cadastramento. Se tiver dúvidas, escreva para [email protected].

OBSERVAÇÕES:

– Todo o material didático é enviado por e-mail.

– A entidade se reserva o direito de cancelar ou adiar a atividade, caso não haja o mínimo de inscritos necessário à sua realização. Em caso de cancelamento, o profissional será informado por e-mail e o valor da inscrição será devolvido.

– A desistência do curso, após a confirmação da inscrição, implicará a perda total do valor investido.

DÚVIDAS: [email protected]

INSCREVA-SE AQUI