Aproveitamento da Água da Chuva nas Edficações

Aulas serão realizadas nos dias 30 e 31 de agosto, das 18h às 22h

 

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 25/08

CLIQUE AQUI

Horário: das 18h às 22h

Local: Av. Rio Branco, 277, 17° andar – Auditório

Descrição

Desde 2004 existe no estado do Rio de Janeiro uma lei que obriga ao aproveitamento das águas pluviais nos empreendimentos residenciais com mais de 50 famílias ​e nos comerciais com mais de 50 m² de área construída. Uma norma brasileira de 2007 estabelece os critérios para esse aproveitamento. O racionamento e o encarecimento da água da rede pública estimulam o reuso.

Trata-se de um novo campo de atuação para os profissionais da área técnica. Neste contexto, este curso apresenta os requisitos necessários e critérios para o aproveitamento das águas pluviais para fins prediais não potáveis.

Público-alvo: Engenheiros, arquitetos, administradores de imóveis, advogados, técnicos, tecnólogos, profissionais envolvidos com estudos ambientais e outros interessados no tema.

Investimento

Sócios: R$ 300,00

Não sócios: R$ 600,00 (Profissionais que pagam regularmente a contribuição sindical, mas não a contribuição mensal de filiado, não são associados do sindicato.)

Pagamento em até 10x no cartão de crédito ou à vista por meio de boleto bancário.

Conteúdo programático

  1. Escassez de água

  1. Tarifas e perspectivas de aumento

  1. Legislação e normas

  1. Usos da água no Brasil e regiões metropolitanas

  1. Possibilidades de reuso:

– Águas cinzas e águas negras

– A opção pelas águas pluviais

  1. Usos das águas pluviais permitidos pelas leis e normas

  1. A certificação e os benefícios advindos do aproveitamento das chuvas

  1. Os fatores de decisão: áreas de captação, precipitação, consumos e outros

  1. Dimensionamento conforme NBR 15527

– Exercício para o aluno fazer casa: definição da chuva de projeto

– Estudo de caso apresentado pelo instrutor: edifício residencial

– Exercício em sala para o aluno: casa unifamiliar. Necessário que o aluno traga papel, caneta e notebook (ou calculadora que eleve a expoente).

  1. Sistemas disponíveis de coleta, tratamento e reservação

  1. Qualidade da água e manutenção do sistema

Instrutor: Leonardo Nogueira

Especialista em engenharia sanitária e ambiental.

Engenheiro civil graduado pela UFRJ, com pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ, Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFF e mestrado em Engenharia Ambiental pela UFRJ. Professor do MBA em Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do SENAC 2016; da pós-graduação em Engenharia de Segurança em Universidade Paulista 2015 e da pós-graduação em saneamento da UERJ de 2014 a 2016.

Instrutor na Capacitação para Elaboração de Laudo Vistoria Predial, no módulo de Segurança Contra Incêndio, no SENGE-RJ. Instrutor no curso de Laudo Vistoria Predial das instalações hidro sanitárias no CREA-RJ e no SARJ.

Há 30 anos consultor em projetos de infraestrutura, meio ambiente e sistemas de segurança e combate a incêndio; consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD em 2015; participou da elaboração de normas de segurança e saneamento para a ABNT; participou do Conselho de Meio Ambiente da FIRJAN; Conselheiro do CREA-RJ; representou o CREA-RJ nos Conselhos Estadual e Municipal de Meio Ambiente e na Comissão Estadual de Controle Ambiental em 2014.

– As vagas são limitadas.

– O participante receberá um certificado ao final da atividade.

– A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Pular para o conteúdo