Senge RJ honra a memória do companheiro Fernando Turino

É com grande tristeza e gratidão que o Sindicato dos Engenheiros no Rio de Janeiro se despede do companheiro de lutas Fernando de Carvalho Turino. 

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Turino atuou na Seebla Serviços de Engenharia, no Banco Nacional de Habitação e, desde 1986, na Caixa Econômica Federal. Com uma vida marcada pela militância pelos direitos dos trabalhadores, foi diretor do Senge RJ por mais de uma década, ao longo de seis mandatos, até 2022 e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal – ANEAC por dois mandatos.

Humano, carismático, profundamente ligado à família, Turino deixa saudades entre aqueles que tiveram a sorte de conhecê-lo e um legado de luta por um país mais justo. 

Sérgio Antão Paiva, que acompanhou a atuação de Turino de 1982 até aposentadoria, em 2018, lembra do amigo e colega como um parceiro de lutas. Ambos integraram o Departamento de Terras, na área de avaliações da Caixa, responsável por impedir o acordo fraudulento conhecido como o “caso Delfim”, considerado um dos maiores escândalos financeiros da ditadura militar. “Turino era uma pessoa extraordinária, tanto profissionalmente quanto em sua vida pessoal. Tinha uma grande capacidade de liderança e teve um papel fundamental na luta contra as demissões de engenheiros e arquitetos na ocasião da absorção dos funcionários do BNH pela Caixa Econômica Federal. Lutou muitos anos por melhores salários e condições de trabalho. Também foi arrimo de família, após perder o pai, que faleceu muito cedo”, conta Sérgio. 

Os muitos anos de atuação na diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Rio de Janeiro deixou um exemplo de ética e luta que carregamos com honra. Jamais será esquecido.

Turino, presente!

Pular para o conteúdo