A Lei de Autovistoria não trata apenas da inspeção mecânica, civil ou elétrica de um edifício. Um ponto fundamental – e que não pode ser deixado de lado – é a parte referente à segurança e incêndios. Neste aspecto, é de extrema importância avaliar as condições de extintores, hidrantes e outros sistemas de proteção contra incêndio nas edificações.
A legislação municipal que trata da Autovistoria prevê que, para realizar o trabalho, é necessário apenas um “profissional legalmente habilitado, com registro no Conselho de Fiscalização profissional competente”. Em edificações ou sistemas mais complexos, é mais indicada a contratação de um engenheiro especialista em segurança.
No entanto, algumas medidas simples já podem ajudar a garantir a segurança do edifício. Manter os sistemas de segurança e combate a incêndio sempre em condições de uso, obedecendo aos requisitos de instalação, operação e manutenção para eles especificados.
Para os profissionais, é essencial observar alterações – de layout, de uso, de carga de incêndio – que eventualmente tenham ocorrido no empreendimento em relação ao que foi originalmente aprovado pelo Corpo de Bombeiros e demais órgãos públicos.