A base de Alcântara em debate ao vivo, dia 24, às 15h

Na pauta, o acordo com os EUA e os riscos para a soberania nacional, com transmissão pela página do SOS Brasil Soberano
O Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), transmite, nesta quirta-feira (24), às 15h, debate ao vivo sobre o acordo Brasil – EUA para uso do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O Soberania em Debate com o tema A base de Alcântara e a Soberania Nacional poderá ser acompanhado pela página do SOS Brasil Soberano no Facebook, aberto a perguntas enviadas on-line.

Entre os pontos críticos do acordo estão as salvaguardas que fecham o acesso do Brasil às tecnologias norte-americanas e a expansão da base em um território ocupado por comunidades quilombolas. Para muitos especialistas, os termos firmados põem em risco a soberania nacional. O debate terá a presença do deputado federal (PT-SP) Carlos Zaratini, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, de Darc Costa, professor convidado da COPPE/UFRJ em cursos de Estratégia Nacional, de Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia, e de Roberto Amaral, ex-ministro de Ciência e Tecnologia, e autor de mais de 30 livros sobre direito, política, segurança nacional e ciência e tecnologia.

Os debatedores:

  • Carlos Zarattini – Economista pela Universidade de São Paulo/USP e especialista em Engenharia de Transportes. Deputado Federal (PT/SP) no 4º mandato. Foi vereador e deputado estadual. Secretário de Transporte do governo Martha Suplicy. Foi líder e vice-líder do PT na Câmara e relator da Medida Provisória 664/14, que altera as regras para concessão de pensão por morte e auxílio-doença. Foi autor do pedido de criação da CPI do sistema carcerário. Foi 2º vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; presidente da Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional; vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Mídia Regional e integrante da Comissão Especial que discute a Reforma Política. Atualmente é titular na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e suplente na Comissão de Minas e Energia.
  • Darc Costa – Engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RJ. Consultor na área de planejamento e mestre em engenharia de produção. Doutor em engenharia de produção pela COPPE/UFRJ, onde é Professor convidado de pós-graduação em cursos de Estratégia Nacional. Foi vice-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Conferencista da Escola de Políticas Públicas e de Governo da UFRJ. Membro do Conselho Diretor do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (CEBRES). Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Venezuela no Rio de Janeiro e presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
  • Pedro Celestino – Engenheiro civil especializado em Transportes, formado pela PUC-RIO. Preside a Internacional de Consultoria e Planejamento S.A. (ICOPLAN), empresa de engenharia consultiva, com serviços realizados em quase todos os estados brasileiros, desde 1975. É membro vitalício do Conselho Diretor do Clube de Engenharia. Representou o Clube no CREA-RJ e na Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (FEBRAE). Fez parte da direção da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE). Foi membro do Conselho Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro. É o atual presidente do Clube de Engenharia.
  • Roberto Amaral – Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará é  jornalista, professor e político. Foi ministro da Ciência e Tecnologia durante o primeiro governo do presidente Lula. Foi presidente do Partido Socialista Brasileiro até Outubro de 2014, quando renunciou por ocasião do apoio dado pelo partido ao então candidato a Presidência pelo PSDB, Aécio Neves. Articulista, assina textos na imprensa de todo o país. É autor de mais de 30 livros sobre Direito, Política, Segurança Nacional e Ciência e Tecnologia. É um dos idealizadores da Frente Brasil Popular.
Mediação
> Jorge Rubem Folena de Oliveira – Graduado em Direito com Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro). Professor na Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes, Campus de Nova Friburgo. Sócio do Escritório JR Folena de Oliveira Advogados. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, onde presidiu as comissões permanentes de Direito Constitucional e Direitos Sociais. Tem diversos artigos publicados em revistas especializadas, como a Revista de Direito Mercantil, Empresarial e Econômico. Integra a coordenação do Movimento SOS Brasil Soberano.
Sem público presente, com duração aproximada de  90min, o evento será transmitido pela internet, na página do SOS Brasil Soberano no facebook: www.facebook.com/sosbrasilsoberano 
Estará aberto a perguntas e será reproduzido posteriormente em vídeo.
Pular para o conteúdo