A justiça decidiu: Agamenon fica!

Agamenon retorna ao Cepel após tentativa de desligamento definitivo por parte da diretoria do centro de pesquisas, com o aval da diretoria da Eletrobras privatizada

Em 22 de agosto a justiça frustrou mais uma ação da diretoria do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) na caça às bruxas que ela vem promovendo contra sindicalistas e militantes da Associação dos Empregados do Cepel (ASEC).

Agamenon Oliveira, diretor executivo do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), retorna às suas atividades no Cepel após decisão da justiça, que julgou improcedente a ação do Cepel que pedia seu desligamento definitivo, por cometimento de “falta grave”.

Com mais de 50 anos de carreira reconhecida no setor elétrico nacional e internacional, Agamenon foi mais um trabalhador do Cepel que, por denunciar o desmonte sistemático do maior centro de pesquisas em energia elétrica do hemisfério sul, sofreu perseguição. Em 2023, Eduardo Allan, diretor da ASEC, e a presidente da associação, Heloisa Furtado, foram demitidos sumariamente por motivos subjetivos, como idade, salários e competência.

Após o afastamento de Agamenon, diversas entidades de trabalhadores se manifestaram em seu apoio, incluindo a UNI Américas – braço continental da UNI Global Union, o sindicato global do setor de serviços que representa mais de 20 milhões de trabalhadores do mundo.