A Nova Dinâmica das Relações Sul-Sul e os desafios da integração latino-americana

CLACSO e UFRJ promovem fórum internacional entre os dias 22 e 25 de abril, com gestores públicos, acadêmicos e representantes da sociedade civil organizada de diferentes países latino-americanos e do sul global. Em pauta, os desafios da complexa conjuntura regional da América Latina em meio a um mundo em convulsão.

Entre os dias 22 e 25 de abril, mais de 50 acadêmicos da América Latina, Europa, Ásia e África se somarão a nomes como Guilherme Estrella, Juliane Furno, Beatriz Bissio e Aloizio Mercadante no seminário “A nova dinâmica das relações Sul-Sul e os desafios da integração latino-americana”. O evento, que acontecerá no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, no Flamengo, terá entrada gratuita mediante inscrição pelo site https://www.clacso.org/a-nova-dinamica-das-relacoes-sul-sul-e-os-desafios-daintegracao-latino-americana/.

Organizado pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais – CLACSO, Grupo de Trabalho de Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial do CLACSO e Núcleo de Pesquisa de Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial – GIS/UFRJ, o evento discutirá, em oito mesas de debate, as mudanças na conjuntura mundial contemporânea e seus impactos  geopolíticos, econômicos, científicos e tecnológicos em nível planetário e, principalmente, nas relações sul-sul e norte-sul.

A maré da extrema-direita que tomou força na segunda década do século XXI refluiu, mas a nova “onda rosa” sobre a América Latina vem se mostrando mais frágil que aquela que marcou o início dos anos 2000. Até agora, a região caminha na contramão da organização geopolítica em curso na Europa e na África, que se cristaliza no fortalecimento dos blocos econômicos regionais.

Sem perspectivas claras na América Latina, o Brasil aposta no Sul Global, somando esforços com Rússia, Índia, China e África do Sul em um BRICS que se amplia para receber Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Irã. Abarcando mais de 40%
da população mundial e praticamente todos os continentes e regiões do hemisfério sul, o bloco caminha na direção da consolidação de uma nova dinâmica na economia mundial, da qual emergem novos alinhamentos geopolíticos e um cenário
econômico bastante distinto daquele que consolidou a hegemonia dos Estados Unidos da América e Europa.

Segundo Mônica Bruckmann, professora da UFRJ, “é fundamental desenvolver uma compreensão profunda das  mudanças do sistema mundial que permitam entender,
com mais propriedade, os desafios da América Latina neste novo contexto. Nunca antes, na história moderna, os países do Sul tiveram tantas condições de conduzir os Seminário do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais e da UFRJ debate a nova dinâmica nas relações do Sul Global e os desafios da integração latino-americana hoje rumos da economia e da política mundial. Certamente isso representa um novo marco para pensar a cooperação internacional e a necessidade de retomar a
integração latino-americana para o desenvolvimento dos nossos países. O Foro se propõe contribuir a este debate tão urgente e necessário.”

A mesa de abertura do seminário acontecerá a partir das 16h do dia 22 de abril. A conferência inaugural, logo após a abertura, estará a cargo de Karina Batthyány, secretária executiva do CLACSO, que dissertará sobre a colaboração acadêmica internacional a as relações sul-sul.

Clique aqui para se inscrever para participar no local.

Clique aqui para se inscrever para  participar remotamente.

Data: 22 a 25 de Abril

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, CEBAE/UFRJ
Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ

Programação disponível em: https://www.clacso.org/a-nova-dinamica-das-relacoes-sul-sul-e-os-desafios-da-integracao-latino-americana/