A urgência de uma frente antifascista em debate, nesta sexta-feira

Participam o historiador Francisco Teixeira e Luiz Eduardo Soares, antropólogo, cientista político e ex-secretário de Segurança.
O Soberania em Debate, realização do Movimento SOS Brasil Soberano, terá como tema “A urgente construção da frente antifascista”, nesta sexta-feira (22), às 17h, com a participação de Luiz Eduardo Soares, antropólogo, cientista político e ex-secretário de Segurança, e do historiador Francisco Teixeira.
“Não é preciso ser um estadista, um visionário ou um gênio para reconhecer que subestimamos o potencial de contaminação e de letalidade do fascismo no Brasil, e que não podemos continuar a subestimá-lo”, escreveu Soares em artigo publicado no jornal GGN, neste domingo (17), um dia depois de o deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) ter aberto mão de sua candidatura à Prefeitura, em nome da unidade. “A história não se repetiria como farsa, mas, dessa vez, como tragédia absoluta.” Para ele, é imperiosa a união das esquerdas nas próximas eleições municipais e em torno da defesa das instituições democráticas.
A transmissão do evento, com duração estimada de 60 minutos, será feita pelo YouTube — www.youtube.com/sosbrasilsoberano –, aberta a perguntas no chat.
SOBERANIA EM DEBATE
> A urgente construção da frente antifascista
Sexta-feira, 22 de maio, às 17h
Debatedores
  • Luiz Eduardo Soares – Antropólogo, cientista político e pós-doutor em Filosofia Política, escritor, dramaturgo. Foi titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, sub-secretário de Segurança Pública e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, além de secretário municipal de Prevenção da Violência em Porto Alegre (RS) e em Nova Iguaçu (RJ). É professor aposentado da UERJ e ex-professor do Iuperj e da Unicamp. Foi visiting scholar nas Universidades Harvard, Columbia, Virginia e Pittsburgh. Entre 17 livros publicados, os mais recentes são “Desmilitarizar; segurança pública e direitos humanos” (Boitempo, 2019) e “O Brasil e seu Duplo” (Todavia, 2019).
  • Francisco Teixeira da Silva – Historiador e cientista político. Professor titular de História Moderna e Contemporânea da  UFRJ e professor titular do CPDA/UFRRJ. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais. Prêmio Jabuti em 2014.
Movimento SOS Brasil Soberano é uma realização do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge). Por meio de eventos, debates e produção de conteúdos temáticos, tem o objetivo de recolher subsídios para colaborar na construção de um projeto de desenvolvimento nacional com empregos, soberania e justiça social.