Assembleias vão discutir proposta da CPRM de ir ao TST

A empresa enviou carta à Intersindical alegando impasse nas cláusulas econômicas

Negociação Coletiva Senge-RJ/Companhia De Pesquisa De Recursos Minerais
Data da ocorrência: 11/09/2019
No dia 06/09, a Intersindical recebeu comunicado da Coordenação da Comissão Negocial da CPRM, com sugestão de encerramento do processo negocial, e solicitação de anuência da bancada sindical para submissão da negociação ao procedimento de mediação e conciliação pré-processual do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O argumento é que há impasse entre as partes com relação às cláusulas econômicas do ACT 2019/2020. Na última rodada de negociação, no dia 29/08, a Intersindical CPRM afirmou que a proposta da empresa não reunia condições minimamente necessárias para assinatura do acordo e reivindicou a presença do diretor-presidente em mesa negocial.
Supreendida pelo comunidado da CPRM, a Intersindical reiterou na última quarta-feira (11/09) sua aposta no processo de negociação direta entre empresa e sindicatos, mas comprometeu-se a submeter a proposta de mediação no TST à deliberação dos empregados. Isso será feito em assembleias gerais, a serem realizadas até o dia 19 de setembro.
Na sua carta-resposta, a Intersindical também reafirmou desacordo com os procedimentos que vêm sendo adotados pela empresa na discussão do ACT 2019/2020, e renovou o pedido de prorrogação da vigência do acordo atual até o fim de um eventual processo de mediação pré-processual no TST, visando garantir segurança e tranquilidade para a força de trabalho.
Senge-RJ
Tel.: (21) 3505-0717 – [email protected]