Audiência de Conciliação amanhã busca garantir o reajuste inflacionário

Trabalhadores reivindicam 9,28% de reajustes

Nessa sexta-feira, 7 de outubro às 15 horas, no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, irá ocorrer a audiência de conciliação entre a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e os representantes sindicais dos trabalhadores. A reivindicação da categoria é de correção da inflação em 9,28%. A proposta foi recusada pela empresa que, na última negociação, apresentou que daria apenas 7%.

Amanhã a audiência irá discutir a alternativa de mediação proposta pelos trabalhadores com reajuste de 5% a partir da data-base de maio até setembro e após isso, 9,28% conforme a inflação.

Segundo o representante do Senge na EPE, Euler João Geraldo da Silva, o oferecido pela empresa é muito aquém do necessário considerando a perda de massa salarial do ano. Sobre isso, os trabalhadores pedem também 6 cartelas de alimentação, totalizando R$4.800 pelas perdas salariais de anos passados, incluindo valor do FGTS, plano de saúde e fundo de garantia.

Outra reivindicação que será discutida é o piso dos assistentes, concursados de 2º grau, que pedem 40% do salário dos analistas.