Aula Inaugural do Curso André Rebouças marca início de mais um semestre de estudos de Cálculo

Primeiro encontro dos alunos acontecerá nesta quinta-feira, 31/08, no Centro de Tecnologia da UFRJ.

Acontece amanhã, quinta-feira (31/08), no Centro de Tecnologia da UFRJ, às 11h, a Aula Inaugural da turma do segundo semestre de 2023 do Curso André Rebouças. Com o tema “A Inclusão da Periferia na Engenharia: Contra o Elitismo Educacional e Profissional”, a mesa do evento contará com Roberto Freire, Luiz Cosenza e Olimpio dos Santos, presidentes da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenharia – Fisenge, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro – Crea RJ e Sindicato dos Engenheiros no Rio de Janeiro – Senge RJ, respectivamente; Andressa Azevedo, diretora da Associação Força Motriz e estudante de Engenharia de Materiais da Poli/UFRJ e Cláudia Morgado, diretora da Escola Politécnica da UFRJ.

A aula, que abre oficialmente mais um semestre do projeto, irá explorar o cenário atual da inserção de jovens negros e provenientes de áreas periféricas no âmbito da engenharia no Brasil, abordando suas trajetórias desde a formação educacional até o ingresso no mercado de trabalho.

A iniciativa, fruto da parceria do Sindicato dos Engenheiros no Rio de Janeiro – Senge RJ com o Coletivo Estudantil Força Motriz, oferece reforço para estudantes de engenharia em Cálculo. A matéria tem sido apontada como um desafio para os estudantes e colabora, segundo estudos, para as altas taxas de evasão estudantil logo nos primeiros períodos. Há, ainda, um recorte sócio-econômico importante, que o projeto busca superar com as aulas gratuitas.

Com apoio da Mútua-RJ e do Clube de Engenharia, o curso acontece desde setembro de 2022 e, embora tenha sido criado para alunos de engenharia da UFRJ, já recebe estudantes de outros cursos, como Economia e Administração. O público também foi ampliado para outras instituições de ensino superior, com a admissão de estudantes de outras universidades, como UERJ, Estácio e Universidade Veiga de Almeida.

Foto em destaque: Coletivo Catarse / Coletivo Força Motriz