Aumenta repressão à organização sindical no mundo

Sobe 22% o número de países onde empresas e governos reprimem debates e assembleias

Fonte: Fisenge

A CSI (Confederação Internacional Sindical) divulgou nesta quinta-feira, 9, relatório que mostra o aumento da repressão a debates e assembleias entre trabalhadores. De 141 países analisados, 50 apresentam esse problema.

Com isso, deteriora-se também a proteção aos direitos trabalhistas. Segundo o relatório, Oriente Médio e o Norte da África são as regiões que apresentam as piores condições. Na Europa, região mais bem pontuada, as condições continuam piorando, diz a CSI. A chegada de refugiados e a “incapacidade” dos governos em garantir políticas de acolhimento fazem parte dos motivos da piora das condições de vida e dos direitos dos trabalhadores no Velho Continente.

Camboja, Índia, Irã e Turquia passaram a integrar a lista dos 10 piores países do mundo para os trabalhadores pela primeira vez. A pesquisa da CSI existe há 30 anos.

Segundo a entidade, ataques à liberdade de expressão nos países tem acentuado a queda das condições de vida dos trabalhadores.

Alguns números: 82 dos 141 países analisados não têm legislação trabalhista. Dois terços deles proíbem a realização de greves.

Para ler o texto completo, clique AQUI.