Balanço das greves em 2010 e 2011

Pesquisa do Dieese indica aumento no número de paralisações em todo o país

Em 2011, o DIEESE registrou a realização de 554 greves, número 24% maior que o de 2010, quando foram observadas, em todo o país, 446 paralisações. Esses resultados confirmam a tendência de aumento do número de greves verificada a partir de 2002 – ano que estabeleceu, com os 298 movimentos registrados, a marca mais baixa da primeira década dos anos 2000.

Nas 297 mobilizações para as quais foi possível obter número de grevistas, em 2011, mais de 2 milhões de trabalhadores estiveram envolvidos.

Os dados analisados foram extraídos do Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG), desenvolvido e mantido pelo DIEESE, que reúne informações das greves de trabalhadores realizadas no Brasil desde 1978 e conta, atualmente, com mais de 27 mil registros. As informações do SAG foram obtidas por meio de notícias veiculadas em jornais impressos ou eletrônicos da grande mídia e da imprensa sindical.