Cade investiga cartel de multinacionais para controlar oportunidades profissionais de funcionários

Vale, CSN, GM e outras 30 empresas trocavam informações confidenciais sobre salários e benefícios de trabalhadores para controlar o preço da mão de obra

Uma face até então pouco conhecida do capitalismo tardio no Brasil, em sua fase mais selvagem e exploradora, pode estar a caminho de ser desvelada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão abriu investigação contra 33 empresas multinacionais que atuam no Brasil para investigar a formação de cartéis que teriam como objetivo controlar ilegalmente a concorrência e a contratação de profissionais.

A investigação foi desencadeada por um acordo de leniência, que forneceu as informações que indicam infiltrações na ordem econômica que teriam acontecido entre 2004 e 2021. Segundo o Cade, os dados eram compartilhados em grupos e reuniões virtuais e presenciais e iam muito além dos salários: também eram trocadas informações sigilosas relacionadas a planos de saúde, transporte, alimentação, demissões, férias, licenças, educação, saúde e aposentadorias dos funcionários.

O Cade aponta que, como resultado direto do esquema corporativo, trabalhadores e trabalhadoras tinham oportunidades de contratação, ou mesmo de conquista de benefícios, limitadas pelas empresas. Caso os processos terminem com a condenação das multinacionais, a multa pode chegar a 20% do faturamento anual das companhias.

Veja a lista das empresas envolvidas, segundo o Cade:

Alcoa Alumínio S.A.
Avon Cosméticos Ltda.
C&A Modas S.A.
Cargill Agrícola S.A.
Claro S.A.
Coca Cola Indústrias Ltda.
Companhia Siderúrgica Nacional
Dow Brasil Sudeste
Danisco Brasil Ltda.
General Motors do Brasil Ltda
Goodyear do Brasil Produtos de Borracha Ltda.
IBM Brasil – Indústria Máquinas
Kimberly -Clark Brasil Industria e Comercio de Produtos de Higiene Ltda.
Klabin S.A.
Arcos Dourados Comercio de Alimentos Ltda.
Monsanto do Brasil Ltda.
Natura Cosméticos S.A.
Nestle Brasil Ltda.
Pepsico do Brasil Ltda.
Philips do Brasil Ltda.
Pirelli Comercial de Pneus Brasil Ltda.
Sanofi Aventis Comercial e Logística Ltda.
Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda.
Serasa S.A.
Siemens Energy Brasil Ltda.
BAT Brasil/Souza Cruz Ltda.
IPLF Holding S.A.
Syngenta Proteção de Cultivos Ltda.
Vale S.A.
Volkswagen do Brasil Industria de Veículos Automotores Ltda.
Votorantim Cimentos S.A.
Votorantim Industrial S/A.
White Martins Gases Industriais Ltda.

Edição: Rodrigo Mariano/Senge RJ com informações do GGN e IT Fóruns | Foto: Cade (Divulgação)