Capacitação técnica TUBULAÇÕES E EQUIPAMENTOS – Nível 1

Inscrições: 26 de abril a 24 de maio

Local: Av. Rio Branco, 277, 17° andar – Auditório

Descrição

Conhecimento de materiais e especificações aplicados a tubulações, suportes, e equipamentos aplicados à indústria do petróleo e à indústria em geral, suas aplicações e critérios de escolha.

Estudo dos equipamentos utilizados na indústria do petróleo nas etapas de tratamento primário (OFF-SHORE) e refino (ON-SHORE), incluindo a indústria em geral.

Público-alvo:  projetistas, engenheiros, técnicos especializados e demais profissionais que atuem na área de tubulações, além de iniciantes na área de projetos que desejem preparação para atuar na área de projetos em petróleo.

Sócios: R$ 200,00

Não sócios: R$ 400,00 (Profissionais que pagam regularmente a contribuição sindical, mas não a contribuição mensal de filiado, não são associados do sindicato.)

Pagamento em até 10x no cartão de crédito ou à vista por meio de boleto bancário.

Conteúdo programático

Tubulações e Conexões:

Normas de materiais, Dimensões e aplicações. Utilização de especificações de materiais patronizados: N76 da Petrobras.

ASTM, ANSI

Materiais:

Resistencia dos Materiais aplicado a estruturas de aço

Válvulas tradicionais: Bloqueio, Regulagem, Retenção

Normas de materiais, Dimensões e aplicações. ASTM, ANSI. Aplicações.

Válvulas Especiais:

PRV, PCV, FCV, PSV

Normas de materiais, Dimensões, ASTM, ANSI. Aplicações

Equipamentos:

Caldeiras a Vapor

Permutadores

Trocadores de calor

Vasos de Pressão

Torres de resfriamento

Tanques de Armazenagem

Bombas Hidráulicas

Planos de lubrificação API

Turbinas a Vapor

Compressores

Tanques Atmosféricos

Ciclones

Lavadores de Gases

Purgadores

Normas de materiais, Tipos, Dimensões e aplicações.

ASTM, ANSI,TEMA,ASME, API650

Instrumentação

Medição de vazão

Medição de Pressão

Indicadores de fluxo

Sistema Pitot

Metodos, tipos de instalações. Placas de orifício: tomadas primarias e secundaria. Trecho reto. Instrumentos indicadores de pressão local e diferencial. Chaves de fluxo. Transmissão remota. Medição de vazão por sistema Pitot.

Fluxogramas

Processo e Engenharia

Estudo de processo por sistemas, balanço de massa, balanço térmico, apresentação. Fenômenos localizados nos transientes hidráulicos: Onda de choque, Golpe de aríete, Sistema anti golpe, movimento de massa liquido e gas.

Arranjo de tubulação

Estudo de encaminhamento, interligação de equipamentos e unidades, suportação, espaçamento,  detalhes.

Isométricos

Elaboração, planos isométricos, cotas, detalhes

Suportes

Critérios de especificação, espaçamento, ancoragem, apoio, guia.

Flexibilidade

Conceituação básica sobre comportamento térmico das tubulações, Loops, guias, ancoragem, restrições.

Corrosão

Conceituação básica, tipos de corrosão, métodos de proteção

Documentos de Projetos

FD -Folhas de dados de equipamentos. RM-Requisição de Materiais.

Material didático: Especificação técnica padronizada da Petrobras e normas internacionais.

Instrutor: José Américo Moura da Silva

Formação superior e técnica industrial em Petróleo, com 40 anos de atuação em grandes projetos de engenharia no segmento de petróleo e indústria no Brasil e exterior, em empresas como Petrobras, Eletronuclear, Eletrosul e Engevix Engenharia. Professor no ensino técnico industrial. Pós-graduado em “Docência e Gestão do Ensino Superior”, MBA  em Petróleo e Energia, pela Universidade Estácio/RJ.

– As vagas são limitadas.
– O participante receberá um certificado ao final da atividade.
– A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
– Bolsas de Estudos e descontos: uma vez que as atividades oferecidas pelo Senge-RJ são autofinanciadas, não é possível conceder bolsas de estudo ou descontos, a não ser os já oferecidos para associados e estudantes. Para mais informações, consulte [email protected].