𝑺𝑶𝑩𝑬𝑹𝑨𝑵𝑰𝑨 𝑬𝑴 𝑫𝑬𝑩𝑨𝑻𝑬
️️🔸Carnaval é coisa de maluco: a luta antimanicomial na folia
🗓️Quinta-feira, 12 de fevereiro – 16h
Profissionais e pacientes da rede de saúde mental fazem parte da alegria do Carnaval, no Rio, há mais de dez anos, com o Bloco Tá pirando, pirado, pirou. O objetivo é dar visibilidade à luta antimanicomial e quebrar preconceitos.
Os próprios pacientes compõem os sambas, desenham as camisetas e criam as alegorias, numa terapia que mescla loucura e liberdade, proporcionando-lhes enorme alegria. Como afirma o psicanalista e coordenador do Bloco, Alexandre Ribeiro: “A loucura tem um lado muito sofrido, mas também tem a irreverência e a criatividade que se quer potencializar”.
E para falar dessa bonita e bem-sucedida proposta, Ribeiro é o convidado da semana no Soberania em Debate.
Imperdível!
🔴A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: https://www.youtube.com/live/T0uPXIyR7HY em parceria com o Canal do Conde e pela Abraço – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias.
𝑫𝒆𝒃𝒂𝒕𝒆𝒅𝒐𝒓:
🔸️Alexandre Ribeiro – Psicanalista, especialista em saúde mental pelo convênio Instituto Philippe Pinel e Fiocruz, mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, com estágio doutoral na Sorbonne (Paris 5). Cofundador e coordenador do coletivo carnavalesco e ponto de cultura Tá Pirando, Pirado, Pirou! Folia, Arte e Cidadania.
𝑬𝒏𝒕𝒓𝒆𝒗𝒊𝒔𝒕𝒂𝒅𝒐𝒓𝒂 :
🔸Beth Costa – Jornalista
—
🔸Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919
🔸Arte e redes sociais – Ana Terra
🔸Redação – Rodrigo Mariano
🔸Produtor audiovisual – Felipe Varanda